Antes de cada competição do futebol paulista além da elite, o Escanteio SP se encarrega da tarefa quase impossível de escolher os 50 principais jogadores de tais torneios, e para o Campeonato Paulista Série A2 de 2023 não foi diferente. Após votação interna e horas de reunião, ranqueamos os 50 atletas que, no papel, são os principais nomes do segundo escalão do futebol de São Paulo.
Vale notar que, num campeonato com 16 clubes participantes, foram considerados quase de 500 jogadores somando lista A e lista B. Com isso, o ranking representa pouco mais de 10% dos atletas que podem disputar o Paulistão A2. Não é porque um jogador não está entre os 50 que ele não é bom – muito pelo contrário! Mais de 80 jogadores de todos os times receberam pelo menos um voto.
Relacionadas
O ranking foi fechado na véspera da primeira publicação (08/01). Dessa forma, a lista será mantida independentemente de contratações, saídas ou lesões nos clubes na semana que antecede a primeira rodada do Paulistão Série A2.
Cronograma da divulgação do top 50 da Série A2
- Posições 50 a 41: 9 de janeiro (segunda-feira)
- Posições 40 a 31: 10 de janeiro (terça-feira)
- Posições 30 a 21: 11 de janeiro (quarta-feira)
- Posições 20 a 11: 12 de janeiro (quinta-feira)
- Posições 10 a 1: 13 de janeiro (sexta-feira)
Bateram na trave
- Ramon – volante, Ponte Preta
- Danilo Pereira – meia-atacante, Portuguesa Santista
- Roger Bernardo – zagueiro, Rio Claro
- Enzo – lateral-esquerdo, XV de Piracicaba
- Artur – lateral-esquerdo, Ponte Preta
- John Egito – meia-atacante, Noroeste
50: Macena – atacante, Taubaté
De volta ao futebol paulista, Raphael Macena chega ao Taubaté como uma das principais contratações do clube para 2023. Se o atacante chegar perto do que entregou na temporada de 2019 – 14 gols em 26 jogos pelo XV de Piracicaba –, o Burro da Central terá acertado em cheio.
49: Guilherme Souza – zagueiro, Ponte Preta
Após se destacar no Lemense, antigo Atibaia, foi contratado pela Ponte Preta na reta final da temporada e teve oportunidades nas últimas rodadas da Série B. Ao contrário da Macaca, que não disputava a Série A2 desde 1998, Guilherme Souza conhece muito bem a divisão, o que pode ser uma vantagem para o zagueiro de 26 anos na disputa pela titularidade.
48: Everton – meia-atacante, Ponte Preta
Não se questiona em momento algum o futebol de Éverton, que disputou a Série A do Brasileiro no ano passado. O problema, como em boa parte da carreira do meia-atacante, é a parte física. Ele se recupera de cirurgia no tornozelo esquerdo e deve voltar a jogar em fevereiro, mas pode ser um dos melhores do campeonato se voltar 100% – não à toa ele tem várias temporadas por Flamengo-RJ, São Paulo e Grêmio-RS no currículo.
47: William Menezes – goleiro, Taubaté
Apesar de ter sido reserva na campanha do acesso do São Bento na Série A2 de 2022, William teve chance como titular na Copa Paulista e mostrou que estava afiado, sendo um dos melhores da posição na primeira fase. Além disso, causou boas impressões em duas passagens anteriores pelo Taubaté.
46: Gilberto Alemão – zagueiro, Juventus
Além de fazer seu trabalho na defesa, Gilberto Alemão tem fama de ‘zagueiro-artilheiro’, com direito a incríveis 10 gols marcados em 2019. Ele marcou um gol na pré-temporada e, se estiver afiado, pode ser um dos jogadores mais perigosos do campeonato no jogo aéreo. A dupla com Diego Sacomam pode ser o ponto forte do Moleque Travesso em 2023.
45: André Luiz – goleiro, Primavera
Chegou ao Primavera em 2021 e se firmou não somente como titular da posição, mas como um dos grandes nomes do time. Foi um dos melhores goleiros do último Paulistão A2 e espera-se que ele repita a dose em 2023, figurando entre os destaques da posição novamente.
44: Franco – volante, Velo Clube
Franco foi um dos pilares da boa campanha do Velo Clube na Série A2 de 2022 e teve sua temporada mais artilheira da carreira, com cinco gols. Além disso, poucos jogadores do campeonato tiveram tanto volume de jogo na última temporada – o volante de 29 anos disputou 42 partidas, sendo 16 pelo Velo e 26 pelo Pérolas Negras-RJ.
43: Júnior Tavares – lateral-esquerdo/meia, Ponte Preta
Talvez o jogador mais difícil de ranquear em toda a lista. Júnior Tavares tem ótimo currículo e disputou a Série A do Brasileirão até 2021, mas terminou 2022 como reserva do Náutico, lanterna e rebaixado na Série B. Apesar disso, tem bola para ser um dos melhores laterais do campeonato se estiver no seu melhor, também podendo atuar no meio-campo.
42: Thiaguinho – lateral-direito, São Caetano
Um dos melhores laterais das divisões de acesso do Paulistão há meia década, Thiaguinho tem regularidade impressionante e vem de ótima temporada pelo próprio Azulão. Em 2023, vai continuar formando com Paulo Henrique a dupla de laterais mais entrosada da Série A2 – vale a menção ao lateral-esquerdo, que também recebeu votos para o top 50.
41: Erick Varão – volante, Noroeste
Anunciado de última hora pelo Noroeste, Erick Varão chega a Bauru após uma temporada de muito volume de jogo pelo ABC-RN. Foram 35 partidas, 31 delas como titular, e mais de 2700 minutos em campo contando acréscimos. Além disso, a última passagem do meio-campista pelo futebol paulista terminou com acesso pelo Água Santa na Série A2 de 2019.
▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube
+ Entre para os grupos do Escanteio SP no WhatsApp e no Telegram