Antes de cada competição do futebol paulista além da elite, o Escanteio SP se encarrega da tarefa quase impossível de escolher os 50 principais jogadores de tais torneios, e para o Campeonato Paulista Série A2 de 2023 não foi diferente. Após votação interna e horas de reunião, ranqueamos os 50 atletas que, no papel, são os principais nomes do segundo escalão do futebol de São Paulo.
Vale notar que, num campeonato com 16 clubes participantes, foram considerados quase de 500 jogadores somando lista A e lista B. Com isso, o ranking representa pouco mais de 10% dos atletas que podem disputar o Paulistão A2. Não é porque um jogador não está entre os 50 que ele não é bom – muito pelo contrário! Mais de 80 jogadores de todos os times receberam pelo menos um voto.
Relacionadas
O ranking foi fechado na véspera da primeira publicação (08/01). Dessa forma, a lista será mantida independentemente de contratações, saídas ou lesões nos clubes na semana que antecede a primeira rodada do Paulistão Série A2.
Cronograma da divulgação do top 50 da Série A2
- Posições 50 a 41: 9 de janeiro (segunda-feira)
- Posições 40 a 31: 10 de janeiro (terça-feira)
- Posições 30 a 21: 11 de janeiro (quarta-feira)
- Posições 20 a 11: 12 de janeiro (quinta-feira)
- Posições 10 a 1: 13 de janeiro (sexta-feira)
30: Mika – lateral-direito/volante, XV de Piracicaba
Das jovens promessas do XV que se destacaram em 2022, Mika é o representante na lista. A revelação da última Copa Paulista fez um campeonato excepcional aos 20 anos, destacando-se principalmente na defesa. Se Mika tiver tempo de jogo suficiente e der mais um passo adiante em 2023, o Nhô Quim pode ter um dos melhores laterais-direitos ou volantes da Série A2.
29: Luiz Thiago – atacante, Noroeste
Vindo de uma temporada com 11 gols pelo Noroeste, Luiz Thiago chega à Série A2 como artilheiro e melhor jogador da última Série A3. Para 2023, o atacante realizou toda a pré-temporada com o Norusca, ao contrário do que ocorreu em 2022. Dos jogadores que subiram na A3 do ano passado por Noroeste e Comercial, ele talvez seja o que cria mais expectativa na nova divisão.
28: Guilherme Pitbull – volante, Comercial
2022 foi um ano excepcional para Guilherme Pitbull, que se firmou como titular absoluto, capitão e peça fundamental do Comercial e hoje é 'o cara' do clube. O volante foi um dos poucos jogadores do Bafo que não tiveram uma queda de desempenho da Série A3 para a Copa Paulista e tem características que devem se adaptar bem uma divisão acima.
27: Felipe Amaral – volante, Ponte Preta
Aos 19 anos, Felipe Amaral ganhou a vaga de volante titular da Ponte Preta na Série B do ano passado e correspondeu à altura, mantendo o posto durante todo o campeonato. Em novembro, coroou o desempenho com sua primeira convocação à Seleção Brasileira sub-20. Dos jogadores que vão disputar a Série A2, é sem dúvida um dos mais promissores para o futuro próximo.
26: Blade – defensor/volante, Noroeste
Volante? Lateral? Zagueiro? É impossível dizer ao certo, e pouco importa. Blade agrega ao Noroeste a possibilidade de ser um dos melhores jogadores do elenco em três posições diferentes, uma raridade em qualquer nível do futebol, mas sobretudo numa divisão de acesso.
25: Bruno Moraes – atacante, Juventus
De volta ao Paulistão A2 após duas temporadas, Bruno Moraes entrega gols com regularidade há muitos anos. Desde 2015, o centroavante tem média superior a sete bolas na rede por temporada. Exceção feita a Léo Castro em 2020, o Juventus não tem um atacante com tal desempenho desde que voltou à Série A2 em 2016.
24: Ricardinho – volante, Novorizontino
Ricardinho vem de uma temporada com bastante volume de jogo e foi uma contratação pensada mais para a Série B do que para a A2. O volante de 33 anos disputou 37 partidas em 2022 por Juventude-RS e Operário-PR, somando mais de 2.600 minutos em campo, e frequentou a Série A do Brasileiro ao longo da carreira por Juventude-RS, Sport-PE e outros clubes.
23: Juan Sosa – zagueiro, Velo Clube
Aos 37 anos, Juan Sosa vem de excelente temporada em 2022, sendo semifinalista do Paulistão A2 pelo Rio Claro e disputando mais 32 jogos pelo Pérolas Negras-RJ. Agora no rival Velo Clube, o uruguaio tenta repetir o desempenho coletivo e individual da última A2, na qual foi um dos melhores zagueiros. Curiosamente, é o único estrangeiro na lista.
22: Léo Castro – atacante, Velo Clube
Não se deixe enganar pelos números de 2022. Léo Castro vem de dois títulos seguidos da Série A2 e, apesar de ter tido poucas chances de mostrar seu futebol na Portuguesa, tem potencial para ser artilheiro do campeonato. Não à toa, ele marcou 10 gols tanto em 2021 quanto em 2020.
21: Roberto – lateral-esquerdo, Novorizontino
Roberto vem de uma temporada com excelentes resultados pelo Ituano. No Paulistão, chegou às quartas de final e foi campeão do interior. Na Série B do Brasileiro, chegou muito perto do acesso inédito à primeira divisão, ficando na 6ª posição. Tudo isso sendo titular na maior parte das duas campanhas, disputando 38 partidas em 2022.
▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube
+ Entre para os grupos do Escanteio SP no WhatsApp e no Telegram