Juventus: informações, elenco e pelo que deve brigar na Série A2
Com seu melhor elenco nos últimos anos, Juventus quer deixar eliminações recentes de lado e voltar ao mata-mata da Série A2
Com o elenco mais promissor dos últimos anos, o Juventus chega ao Paulistão Série A2 tentando encerrar uma sequência de cinco eliminações seguidas na primeira fase somando Copa Paulista (3) e Série A2 (2). O período coincide justamente com o auge da pandemia de covid-19, que impactou as finanças do Moleque Travesso com força entre 2020 e 2022.
Para um ano com melhores perspectivas, o Juventus deu ao técnico Ito Roque a missão de estabilizar o futebol juventino com um projeto a longo prazo, idealizado pelo coordenador Marcel Barbosa, que já tem anos de clube, ao lado do diretor Eduardo Alves. O resultado do projeto foi um elenco bastante experiente, com vários jogadores acima dos 30 anos de idade, porém com bons resultados recentes tanto individualmente quanto coletivamente.
Relacionadas
Quem for à Rua Javari no dia 14 de janeiro verá poucos conhecidos. Dos jogadores que disputaram a Copa Paulista, apenas dois renovaram para a próxima temporada: o goleiro e ídolo André Dias, que deve ser o primeiro jogador a completar 200 jogos pelo Juventus no século XXI durante a Série A2, e o volante Betinho, que causou boa impressão no segundo semestre. Também continuam alguns atletas formados na base juventina, como o zagueiro Ricardo Jr., já integrado ao time principal, e o badalado trio de Athyrson, Masson e Dudu, que serão utilizados por Ito Roque após a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A base do elenco será de veteranos contratados para o Paulistão A2. Dois deles já têm boas passagens pelo Juventus: o zagueiro Diego Sacomam e o meia-atacante Adriano Paulista. O restante veste a camisa grená pela primeira vez. Os destaques vão para o zagueiro Gilberto Alemão, que tem fama de ‘artilheiro’, o lateral-esquerdo Denis Neves, que subiu para a Série A1 com o São Bento em 2022, e o atacante Bruno Moraes, que marcou 20 gols nos últimos três anos.
A grande questão para o Juventus em 2023 será o entrosamento. Ito Roque foi o último técnico anunciado dentre os 16 times do Paulistão A2 e o elenco foi se apresentando aos poucos durante a pré-temporada. A alta média de idade da equipe também pode ser um fator, porém a grande maioria dos jogadores contratados vêm de boa minutagem nas temporadas anteriores, sem sinais claros de desgaste físico durante as ‘maratonas’ dos estaduais.
+ Entre no grupo gratuito do Escanteio SP no Telegram e receba indicações de apostas
+ Entre no grupo do Escanteio SP no Telegram e receba notícias do seu time
Confira o elenco do Juventus para a Série A2
Goleiros: André Dias (remanescente), Renan Rocha (Aparecida EC-GO) e Matheus Saldanha (Vila Rica-PA)
Laterais: Denis Neves (Pouso Alegre-MG), Isaque (remanescente/base), Iran (Sousa-PB) e Luan Gama (Maricá-RJ)
Zagueiros: Ricardo Júnior (remanescente/base), Alan Uchôa (ABC-RN), Diego Sacomam (Ferroviária) e Gilberto Alemão (Brasil de Pelotas-RS)
Volantes: Adilson Goiano (Trindade-GO), Jeferson Lima (Campinense-PB), Alisson (remanescente/base), Betinho (remanescente) e Humberto (Flamengo-SP)
Meias: Adriano Paulista (Rio Claro) e Everton Sena (Costa Rica-MS)
Atacantes: Bruno Moraes (Inter de Limeira), Dudu (remanescente/base), Gabriel Masson (remanescente/base), Maikinho (Marcílio Dias-SC), Jair (Cerrado-GO), Filipe Carvalho (Lajeadense-RS) e Thiaguinho (Inter de Limeira)
Pelo que deve brigar
Ao contrário dos últimos dois anos, o Juventus montou um dos elencos mais experientes do campeonato para a Série A2 de 2023. Se a projeção do time titular se confirmar na estreia, como na imagem acima, oito dos 11 jogadores terão 30 anos ou mais. No Paulista de 2022, o número era de apenas quatro.
Claro que resta saber como o elenco vai se traduzir em campo, mas o time parece ter um molde semelhante ao do São Bento de 2022: uma equipe experiente, que deve escapar do rebaixamento com certa tranquilidade e tem potencial para chegar longe na fase final se conseguir classificação. O Bentão do ano passado foi o melhor dos cenários, conquistando o acesso após classificação na 6ª posição. O Moleque Travesso não deve correr perigo de rebaixamento e pode fazer barulho na disputa pelo acesso se estiver jogando perto do potencial máximo.
LEIA TAMBÉM
+ Paulistão Play transmitirá todos os jogos do segundo nível do futebol paulista
+ Saiba quantos quilômetros cada time vai percorrer na primeira fase
+ Montadora assina acordo de "naming rights"
+ FPF vai amenizar custos dos clubes
+ Saiba o time de coração dos famosos (versão futebol paulista além da elite)