A Federação Paulista de Futebol (FPF) se reuniu nesta sexta-feira com representantes de 15 dos 16 clubes garantidos na nova quarta divisão do Campeonato Paulista para debater questões relacionadas à realização da competição em 2024.
Conforme informado inicialmente pela página 1902futebol e confirmado pelo Escanteio SP, a competição tende a ser realizada entre o final de janeiro ou começo de fevereiro e maio, assim como a Série A3 desse ano.
Relacionadas
O formato é de turno único na primeira fase com todos os times se enfrentando. Os oito melhores avançam à segunda fase, que terá dois grupos de quatro. Os dois melhores de cada grupo vão à semifinal, disputada em jogos de ida e volta, assim como a final. Os dois finalistas conquistam o acesso para a Série A3. A expectativa é de 25 datas ao todo e algumas rodadas no meio de semana.
É importante citar que o formato e as datas foram debatidos, mas ainda não estão definidos. A reunião desta sexta-feira foi considerada um “encontro de ideias”, termo utilizado pela própria FPF. Tudo isso precisa ser ratificado no Conselho Técnico, que deve acontecer em outubro.
Nome da competição e Copa Paulista no horizonte
O nome da competição também não foi definido ainda. A FPF gostaria de desvincular a nova quarta divisão do termo “Bezinha”, como é conhecido popularmente o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Existe a possibilidade da entidade, de fato, adotar o nome de Série A4, algo que era pouco provável antes da reunião desta sexta-feira.
Os clubes participantes da nova quarta divisão do Campeonato Paulista não devem poder participar da Copa Paulista já na próxima temporada. A tendência é de que os times do quarto nível estadual possam disputar o torneio a partir de 2025. Alguns clubes alegaram a importância da participação na Copa Paulista já em 2024 para terem calendário no segundo semestre.
Limite de idade e possível desistência
A FPF aderiu a um pedido dos próprios clubes e se mostrou flexível à liberação de até cinco atletas com idade superior a 23 anos. É possível que, a partir de 2025, o quarto nível do futebol paulista não tenha restrição de idade.
Dos 16 clubes com vaga na nova quarta divisão, apenas o América não participou da reunião. Assim como nas últimas temporadas, a equipe passa por problemas internos e financeiros. Alguns atletas que disputaram a última edição do Paulista Segunda Divisão pelo clube chegaram a pagar do próprio bolso a taxa da rescisão do contrato.
Caso o América opte por não disputar a nova quarta divisão, que terá custos bem mais elevados se comparados aos do Paulista Segunda Divisão desse ano, a vaga será repassada ao Flamengo de Guarulhos, time de melhor campanha eliminado na segunda fase.
Confira os 15 clubes que enviaram representantes para a reunião: Francana, Barretos, Joseense, Penapolense, Taquaritinga, XV de Jaú, Ska Brasil, Grêmio São-Carlense, Audax, Independente, Jabaquara, Nacional, Rio Branco, União Barbarense e Vocem.
LEIA TAMBÉM
+ Portuguesa Santista consegue a liberação do Ulrico Mursa
+ Copa Paulista: Portuguesa Santista não definiu competição em caso de título