Campeão da Copa do Brasil de 2005, o Paulista amargou neste sábado o rebaixamento para a quinta divisão do Campeonato Paulista. Eliminado na primeira fase do Paulista Segunda Divisão, equivalente ao quarto escalão, a equipe de Jundiaí seguirá disputando o último nível estadual.
Para se classificar à segunda fase e manter vivo o sonho da permanência, o Paulista precisava vencer o União Barbarense e torcer por um tropeço do Rio Branco, que venceu de virada o Amparo por 3 a 2. O Galo da Japi, entretanto, não fez nem seu dever de casa, perdendo para o União Barbarense por 2 a 0 em pleno Jayme Cintra.
Relacionadas
Deste modo, o Paulista caiu pela quinta vez nos últimos 10 anos. Rebaixado na Série A1 em 2014, o Galo da Japi alcançou o quarto nível estadual em 2018. Chegou a subir de volta para a Série A3 em 2019, mas voltou ao Paulista Segunda Divisão no ano seguinte. Agora, amarga mais um descenso, desta vez para o quinto nível.
+ Inscreva-se no canal do Escanteio SP no YouTube
Retorno da quinta divisão
Vale lembrar que a partir da próxima temporada o futebol paulista ganhará novamente o quinto escalão. Dos 36 clubes que disputam o Paulista Segunda Divisão desta temporada, 20 serão rebaixados, enquanto os 14 mais bem colocados que não conseguirem o acesso, além dos dois rebaixados da Série A3, formarão uma quarta prateleira mais enxuta em 2024.
Além do Paulista, Tupã, Santacruzense, Inter de Bebedouro, Batatais, Mogi Mirim, São Carlos, Colorado Caieiras, Atlético Mogi, União Mogi, ECUS e Barcelona também foram rebaixados.
LEIA TAMÉM
+ São José lança novos uniformes para disputa da Copa Paulista
+ Por questões financeiras, Santacruzense desiste de disputar a Bezinha
+ ECUS é suspenso pela FPF e tem partida cancelada