O Campeonato Paulista 2ª Divisão de 2023 começa nesta sexta-feira (21) e fará um realinhamento das divisões inferiores do Paulistão: a partir de 2024, o maior estadual do Brasil terá uma nova quarta divisão, enquanto a atual 'Bezinha' será o quinto e último escalão.
A Federação Paulista de Futebol ainda não deu muitos detalhes sobre a nova divisão do Campeonato Paulista, mas o regulamento da 2ª Divisão de 2023 traz algumas respostas. Entre elas está o nível do campeonato, que deve manter a fórmula da Bezinha e ser disputado com elencos sub-23.
Relacionadas
Conforme citado no artigo 18 do regulamento do Paulista 2ª Divisão, "Os demais 14 (quatorze) Clubes classificados para a Terceira Fase da Competição integrarão em 2024 uma nova divisão do Campeonato Paulista Sub23 Segunda Divisão juntamente com as duas equipes oriundas pelo descenso da Primeira Divisão - Série A3 2023". O campeonato é novamente descrito como sub-23 no parágrafo 4º do artigo.
Além da descrição do campeonato como sub-23, a nomenclatura deixa claro que a nova divisão é parte de uma divisão em 'B1' e 'B2' e não uma 'Série A4'. Com isso, a expectativa é que a nova quarta divisão do Paulista seja disputada simultaneamente à Bezinha e os clubes participantes não possam disputar a Copa Paulista, que seguiria restrita aos clubes de A1, A2 e A3.
A nova divisão do Campeonato Paulista será disputada pelos 14 melhores times da 2ª Divisão que não chegarem à final – o campeão e o vice conquistarão o 'duplo acesso' direto para a Série A3. Os 14 times em questão se juntam a Barretos e Audax, rebaixados na A3 deste ano, somando 16 participantes.
▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube