Notícias

XV vence no Canindé, elimina a Portuguesa e vai decidir o acesso

O XV de Piracicaba segue na luta pelo acesso à elite do futebol paulista. Após vencer um primeiro jogo marcado por polêmicas da arbitragem, o Nhô Quim foi ao Canindé nesta segunda-feira, conseguiu mais um triunfo e sacramentou a classificação para a semifinal do Campeonato Paulista da Série A2. A vitória do time alvinegro por […]

O XV de Piracicaba segue na luta pelo acesso à elite do futebol paulista. Após vencer um primeiro jogo marcado por polêmicas da arbitragem, o Nhô Quim foi ao Canindé nesta segunda-feira, conseguiu mais um triunfo e sacramentou a classificação para a semifinal do Campeonato Paulista da Série A2. A vitória do time alvinegro por 1 a 0 veio com um gol contra do veterano Anselmo.

Com o resultado, o XV de Piracicaba vai jogar sua terceira semifinal consecutiva de Série A2. O Nhô Quim aguarda a última partida das quartas de final, entre São Bento e Taubaté, na noite desta terça-feira, para conhecer seu adversário no duelo pelo acesso. Como tem apenas a terceira melhor campanha, o time de Piracicaba fará o segundo jogo fora do Barão de Serra Negra independente de quem passe. 

Relacionadas

A Portuguesa, por sua vez, lamenta ainda mais os erros da arbitragem no primeiro jogo e trabalhará pensando na Copa Paulista, que será a última chance do clube conseguir um título no ano do centenário ou pelo menos garantir presença em uma competição nacional para a próxima temporada. 

XV abusa da bola aérea e sai na frente

Com dificuldades na bola aérea durante o início do jogo, a Portuguesa viu o XV de Piracicaba assustar. Logo aos quatro minutos, Daniel Costa cobrou falta, Paulão apareceu em boas condições e cabeceou para grande defesa de Dida. Na sequência, após cobrança de escanteio, Vinícius Silva desviou contra a própria meta e colocou o goleiro para trabalhar novamente. 

Aos poucos, a Portuguesa colocou a bola no chão e construiu duas boas chances. Na primeira, Guilherme Nunes fez fila e encontrou Diego Rosa dentro da área, mas o atacante não pegou em cheio na bola e parou em Mota, que mostrou poder de reação depois de desvio na marcação. Em seguida, Diego Rosa desperdiçou nova chance em cabeceio. 

A bola aérea voltou a assombar a Portuguesa na reta final do primeiro tempo. Após parar Kadu Barone em nova defesa, Dida não teve o que fazer quando Daniel Costa cobrou escanteio e o atacante Anselmo desviou para marcar contra. A Lusa quase empatou antes do fim da etapa inicial, mas Mota apareceu e fez grande defesa em finalização de Lucas Douglas.

Lusa esboça mudança, mas se perde no nervosismo e não oferece resistência

Ciente da necessidade de mudanças após um primeiro tempo de superioridade do XV, Marchiori tirou Diego Rosa, Lucas Douglas e Róger Gaúcho e colcou Mineiro, Lucão e Adilson Bahia. As alterações surtiram efeito e passou a ser mais incisiva, tanto é que Mota fez nova grande intervenção em chute de Mineiro. 

O XV de Piracicaba, porém, tratou logo de brecar esse ímpeto ofensivo do rival. Evaristo Piza decidiu recuar as linhas, colocou todos jogadores para marcar atrás do meio-de-campo, inclusive o atacante Macena, e passou administrar o resultado.  

Sem conseguir criar novas oportunidades, a Lusa foi se perdendo no nervosismo e começou a reclamar mais da arbitragem do que buscar uma virada. Diante deste cenário, o time de Evaristo Piza seguiu administrando o placar para garantir a classificação e manter vivo o sonho do acesso. 

Portuguesa 0x1 XV de Piracicaba
Data:
 14 de setembro de 2020, segunda-feira
Horário: 17h00
Local: Estádio do Canindé, São Paulo, SP
Árbitro: Raphael Claus 
Assistente 1: Daniel Paulo Ziolli
Assistente 2: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
Cartões amarelos: Gabriel Soares (XV de Piracicaba) e Lucas Douglas (Portuguesa)

Gols: Anselmo (contra) para o XV de Piracicaba 

Portuguesa: Dida; Caíque (Jobinho), Ícaro, Bruno Maia e Vinícius Silva; Carlão, Guilherme Nunes e Roger Gaúcho (Lucão); Lucas Douglas (Adilson Bahia), Diego Rosa (Mineiro) e Anselmo (Lúcio Flávio)
Técnico: Fernando Marchiori

XV de Piracicaba: Mota; Jéfferson Feijão, Douglas Marques, Diego Jussani e Paulão (Samuel Balbino); Felipe Manoel, Gabriel Soares e Daniel Costa (Erison); Kadu Barone (Filipe Cirne), Macena e Caio Mancha (Marcelinho)
Técnico: Evaristo Piza

Jogos de volta das quartas de final da Série A2

Sexta-feira (11)
São Caetano 0 (5) x (4) 1 Monte Azul

Domingo (13)
São Bernardo 0 (6) x (5) 0 Juventus

Segunda-feira (14)
Portuguesa 0x1 XV de Piracicaba

Terça-feira (15)
21h30 - São Bento x Taubaté