Velo Clube bate o EC São Bernardo, vence a Série A3 e conquista primeiro título na era profissional
O Velo Clube conquistou um resultado histórico nesta segunda-feira. Após vencer a ida em Rio Claro, o Galo Vermelho foi até o Primeiro de Maio, no ABC Paulista, não jogou com o regulamento e triunfou no segundo jogo da final do Campeonato Paulista da Série A3 por 3 a 0, confirmando o título da competição com um placar agregado de 5 a 1, além da premiação de R$ 110 mil. Lucas Duni, duas vezes, e Diogo marcaram os gols.
Com a conquista, o Velo Clube comemorou seu primeiro título na era profissional do futebol. O clube de 110 anos já foi vice-campeão da Série A3 em duas oportunidades (1954 e 1991) e da Série A2 uma vez (1978). Em 1925, o Galo Vermelho venceu o Campeonato Paulista do Interior, mas o futebol só foi profissionalizado no Brasil na década de 30.
Relacionadas
O EC São Bernardo, por sua vez, também jogava pelo seu primeiro título profissional. De qualquer forma, o Cachorrão, que chegou a se licenciar do futebol profissional por quase 10 anos no começo do século, alcança o principal objetivo na competição: o acesso à Série A2.
Primeiro tempo perfeito do Velo Clube
O Velo Clube abriu o placar com um verdadeiro do golaço de Lucas Duni, que arrancou do campo de defesa, limpou três marcadores e tocou na saída do goleiro Maurício para balançar as redes aos seis minutos de jogo.
O golaço de Lucas Duni, que arrancou do campo de defesa. Atacante marca o oitavo gol na Série A3 e empata com Victor Sapo na artilharia.
🎥 FPF TV e MyCujoo pic.twitter.com/ko7A0g0qC5
— Escanteio SP (@EscanteioSP) November 16, 2020
No lance seguinte, Lucas Duni teve nova oportunidade, não desperdiçou e marcou o segundo do Velo Clube. De quebra, chegou a nove na competição e assumiu a artilharia isolada, deixando para trás Victor Sapo.
Para fechar um primeiro tempo perfeito, o zagueiro Diogo subiu alto após cobrança de escanteio, venceu a marcação do Cachorrão e cabeceou para as redes, fazendo o terceiro gol do Galo Vermelho.
Cachorrão tenta, mas Velo se defende bem e confirma taça
Buscando uma reação improvável, Renato Peixe, que já havia tirado um zagueiro no primeiro tempo, tirou mais um no segundo e foi com tudo para frente. O EC São Bernardo, entretanto, pouco assustou o Velo Clube, mesmo com a postura ofensiva.
Com 5 a 1 para o rival no agregado, o EC São Bernardo foi perdendo força e ânimo aos poucos, facilitando o trabalho da defesa do Velo Clube, que segurou o 3 a 0 na volta e comemorou a conquista do Campeonato Paulista da Série A3.
EC São Bernardo 0x3 Velo Clube
Data: 16 de novembro de 2020, segunda-feira
Horário: 15h00
Local: Estádio Primeiro de Maio, São Bernardo do Campo, SP
Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
Árbitro Assistente 1: Evandro de Melo Lima
Árbitro Assistente 2: Alex Alexandrino
Gols: Lucas Duni aos seis e aos nove minutos do primeiro tempo, Diogo aos 21 minutos do primeiro tempo.
EC São Bernardo: Maurício; Dante (Luiz Fernando), Alexandre e Erwin (Francisco Alex); Dudu (Lucas Gomes), Willian, Osvaldir e Iago (Eliandro); Victor Sapo e Raul (Yuri).
Treinador: Renato Peixe
Velo Clube: Filipe Garça; Everton, Diogo, Léo Gobo e Janilson; Eurico, Niander, Lucas Paranhos (Alexandre) e Felipinho; Lucas Duni (Frank)e Igor Eto'o (Christian) (Kayo).
Treinador: Cléber Gaúcho