Anunciado no início desta semana, Sérgio Soares chega ao Juventus para fazer mais do que comandar o clube no Campeonato Paulista Série A2. O novo treinador também vai participar da reconstrução do elenco, que perdeu praticamente toda a base das duas últimas temporadas.
Com maioria de atletas da base entre os confirmados no elenco, Sérgio Soares destacou a necessidade de reforços em entrevista ao Escanteio SP. "Reforçar é preciso. A gente tem que reforçar, trazer jogadores que têm um pouco de rodagem. A Série A2 vai ser uma competição pesada, muito disputada, e a gente precisa trazer jogadores que tenham uma certa experiência", disse o novo técnico juventino.
Relacionadas
O treinador espera montar uma nova espinha dorsal para o elenco. "Nós temos um bom goleiro, que é o André, e é nesta linha que a gente tem que ir buscando: buscar um zagueiro, buscar um volante, buscar um meia e buscar um homem de referência. A espinha dá o suporte para os meninos [da base]".
Dinheiro é problema
Um grande obstáculo para o treinador e a direção de futebol na reconstrução do elenco é a situação financeira. A pandemia de Covid-19 diminuiu drasticamente a arrecadação do clube, cuja maioria das atividades depende de aglomeração de pessoas.
"A gente tem que trazer atletas dentro da questão financeira do Juventus, dentro do que o Juventus pode pagar e, de repente, fazendo um pouquinho de esforço para uma ou outra situação. É assim que a gente tem que fazer", disse Sérgio Soares.
"Se tiver uma oportunidade, uma situação favorável e que financeiramente você consiga trazer, a gente buscar. Quanto mais a gente fortalecer o nosso elenco, melhor".
"Trabalho de formiguinha"
Para montar o elenco com poucos recursos à disposição, Sérgio Soares pretende realizar um "trabalho de formiguinha" para competir com clubes de melhor condição financeira.
"O trabalho de formiguinha é você contatar atletas com quem você já trabalhou, atletas que de repente, na virada de um ano para o outro, estão buscando oportunidade no mercado, e a gente sabe que o Juventus é uma oportunidade. O Juventus é um clube de tradição, é um clube dentro de São Paulo. A competição é atrativa", explicou o treinador.
Um dos exemplos dessa abordagem é a contratação de João Lucas. O meia trabalhou com Sérgio Soares no Santo André, em 2018, e retorna ao Moleque Travesso para sua segunda Série A2 consecutiva pelo clube.
O Juventus também tem recebido ofertas de jogadores para compor o elenco. "A gente está mapeando o marcado. A gente recebe muitas ofertas de alguns jogadores e dentro dessas ofertas, de qualidade técnica, a gente está procurando selecionar alguns jogadores".
"Tem muitos empresários que a gente conhece, que gostam do nosso trabalho, que entendem que o atleta dele trabalhando conosco tem condições de performar bem, subir, contribuir com o Juventus e também com sua individualidade, que faça-o crescer e chegar em outros lugares".