Notícias

Semifinais da Segunda Divisão são adiadas por falha no protocolo médico

A Federação Paulista de Futebol anunciou na noite desta sexta-feira o adiamento de todas as partidas do Campeonato Paulista Segunda Divisão. O motivo é uma falha no protocolo sanitário e um grande número de casos de covid-19 no Bandeirante. Em nota divulgada pela FPF, a entidade afirma que houve um erro no cumprimento do protocolo […]

A Federação Paulista de Futebol anunciou na noite desta sexta-feira o adiamento de todas as partidas do Campeonato Paulista Segunda Divisão. O motivo é uma falha no protocolo sanitário e um grande número de casos de covid-19 no Bandeirante.

Em nota divulgada pela FPF, a entidade afirma que houve um erro no cumprimento do protocolo de testagem: por "questão de logística e tempo de entrega de resultados", os exames que seriam realizados no Bandeirante em 26 de novembro foram realizados apenas no dia 30.

Relacionadas

Dessa forma, segundo o conteúdo da nota, não houve testagem no Bandeirante entre o jogo de volta das oitavas de final, realizado em 25 de novembro contra o XV de Jaú, e o jogo de ida das quartas de final, disputado em 29 de novembro contra o Osvaldo Cruz.

Conforme a nota, a testagem realizada com atraso no Bandeirante no dia 30 de novembro revelou "grande número de casos PCR positivos". Não é possível afirmar se o clube de Birigui enfrentou o Osvaldo Cruz com atletas infectados pelo novo coronavírus.

Ainda segundo a Federação Paulista, o Bandeirante solicitou nesta sexta-feira o adiamento da fase semifinal, pedido reforçado pelo Comitê Médico da entidade. A partida entre Manthiqueira e São José estava marcada para o próximo sábado (5), enquanto Grêmio Prudente e Bandeirante jogariam no domingo (6)

Dessa forma, o início das semifinais foi remarcado para a próxima quinta-feira (10), com os jogos de volta programados para o domingo (13). Veja a nova tabela a seguir.

Jogos de ida: Quinta-feira (10)
15h00 - Manthiqueira x São José
15h00 - Grêmio Prudente x Bandeirante

Jogos de volta: Domingo (13)
16h00 - Grêmio Prudente x Manthiqueira
17h00 - São José x Manthiqueira

Nota do Comitê Médico da FPF solicitando o adiamento

À Diretoria de Competições

Com relação à solicitação de adiamento das partidas entre Grêmio Prudente X Bandeirante EC, válidas pelo Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda divisão 2020, o Comitê Médico da Federação Paulista de Futebol vem aqui esclarecer alguns pontos.

Como relatado nesses documento a nós enviado, o protocolo preconizado pelo Comitê Médico da Federação Paulista de Futebol, não pôde ser cumprido à risca por questão de logística e tempo de entrega de resultados, não sendo essa coleta de material referida realizada em 26/11/2020 e sim em 30/11/2020, com anuência do Comitê Médico. Foi acusado um grande numero de casos PCR positivos, no referido clube, ainda que assintomáticos.

Conforme nosso protocolo, o retorno dos atletas assintomáticos deve ser após 10 dias do primeiro resultado positivo do PCR, após rigoroso exame cardiológico e pulmonar realizado sob a responsabilidade do médico do clube.

Assim, entendendo que a saúde dos atletas é o maior objetivo desse comitê, achamos de bom senso e solicitamos que essas partidas da fase semifinal sejam adiadas para a partir de 10/12/2020 e assim possamos, seguindo rigorosamente o protocolo médico, estar seguros de que todos estejam em boas condições de saúde, com os exames colhidos e entregues dentro dos prazos preconizados.

Atenciosamente

Prof. Dr. Moisés Cohen

Presidente do Comitê Médico da Federação Paulista de Futebol