São Bernardo vence clássico do ABC e está na final da Copa Paulista

O Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, recebeu o clássico do ABC entre São Bernardo FC e São Caetano pela partida de volta da semifinal da Copa Paulista. O confronto terminou 2 a 0 para o Tigre, que carimbou a ida para a final da competição e o retorno a um torneio nacional após quatro anos.

O equilibrio do confronto começou logo após o pontapé inicial com ambas as equipes criando boas oportunidades com menos de 10 minutos de bola rolando. Aos seis minutos, João Carlos arriscou de fora e assustou o goleiro do Azulão. Menos de dois minutos depois, após escanteio, Josué dominou e arriscou de longe, obrigando o goleiro do São Bernardo a fazer uma bela defesa.

Relacionadas

Com o passar do tempo, o Tigre foi tendo mais controle da posse de bola e, consequentemente, foi tendo mais oportunidades para balançar as redes. Na melhor chegada do clube aurinegro, aos 15 minutos, Cesinha chutou de muito longe e acertou o travessão do goleiro Luiz. No entanto, mesmo controlando as ações, a equipe de Márcio Zanardi, assim como a do Azulão, errava muitos passes e não progrediam os ataques.

Bernô marca no primeiro minuto, anota o segundo no final e carimba a classificação

O São Bernardo não teve que esperar muito tempo para conseguir balançar as redes na semifinal. Com 34 segundos, Gionnotti recebeu na diagonal, finalizou e contou com um erro do goleiro Luiz para abrir o placar. 

Após o gol, o Tigre é quem parecia estar atrás do placar. Assim como na primeira etapa, os mandantes tiveram mais controle da bola e criaram as melhores oportunidades para marcar. Na melhor jogada, aos 20 minutos, Romisson ficou frente a frente com Luiz, mas finalizou mal e facilitou a defesa do goleiro do Azulão.

Pelo lado dos visitantes, o time não conseguia explorar seus atacantes e chegou muito pouco na frente da área do goleiro Júnior Oliveira. Todas as melhores chances do clube foram de arremates de longe. Para piorar a situação do São Caetano, aos 39 minutos de jogo, Nathan recebeu passe na entrada da área e chutou rasteiro para ampliar o placar para o Tigre.

São Bernardo retorna ao cenário nacional após quatro anos

Com a vitória, o Tigre se classificou para a final da Copa Paulista e garantiu a participação em uma competição nacional em 2022 (Copa do Brasil ou Série D). A última vez que o time atuou em torneios organizados pela CBF foi em 2017, quando disputou a Série D e foi eliminado pelo São José-RS, nos pênaltis.

O clube deve optar pela Série D se vencer a Copa Paulista. Caso o Botafogo se classifique amanhã (3), o time do ABC estará automaticamente classificado para o quarto escalão do futebol paulista.