São Bernardo reverte vantagem, vence o Botafogo nos pênaltis e é campeão da Copa Paulista

O São Bernardo levantou seu segundo título em 2021 neste domingo. Após perder por 2 a 0 do Botafogo em Ribeirão Preto, o atual campeão da Série A2 aproveitou o apoio de sua torcida, devolveu o placar e levou a melhor na final da Copa Paulista nos pênaltis, vencendo por 5 a 4 e finalizando o ano de maneira perfeita. 

Deste modo, o São Bernardo conquista seu segundo título de Copa Paulista e fecha um ano memorável. Campeão da Série A2, o Bernô já havia levantado o troféu em 2013. Agora, o time se prepara para a elite do futebol paulista e disputará a Série D pela segunda vez em 2022. 

Relacionadas

+ Apoie o Escanteio SP e receba indicações de apostas em competições do futebol paulista

Apesar da derrota e de perder a chance de colocar um troféu inédito em sua galeria, o Botafogo alcançou seu objetivo na competição. O time comandado por Samuel Dias conquistou a classificação para a Copa Paulista após 20 anos sem disputar o torneio. 

Primeiro tempo dominado pelo Bernô

O São Bernardo mostrou o ritmo que colocaria na partida antes mesmo do primeiro minuto. Após cruzamento de Cesinha, o volante Rodrigo Souza apareceu como elemento surpresa na área, dominou a bola e bateu cruzado para balançar as redes. 

No restante da primeira etapa, o Bernô ditou o ritmo da partida diante de um acuado Botafogo e construiu boas oportunidades, mas não conseguiu ser efetivo na finalização para empatar o jogo. O Botafogo, por sua vez, optou por apostar na velocidade de seus pontas, que, bem marcados, pouco produziram. 

Mandantes empatam e decisão vai para a marca da cal

O cenário da primeira etapa se repetiu logo no começo da segunda. Antes dos dois minutos, João Carlos subiu alto após lançamento da zaga, tocou de cabeça e deixou Gustavo Ramos, que havia entrado no intervalo, na cara do goleiro Igor Bohn. O atacante mostrou categoria e bateu cruzado para marcar um belo gol.

Com o placar igualado no agregado, o São Bernardo optou por se expor menos. O Botafogo, por sua vez, seguiu produzindo pouco ofensivamente. Além disso, as equipes sentiram o forte calor em São Bernardo do Campo. Deste modo, a decisão foi para a marca da cal. 

Bernô leva a melhor nos pênaltis e é campeão

Nos pênaltis, Vitinho, Renan Diniz, Rodrigo Varanda, Eduardo Diniz e Giovanni Pavani fizeram para o Bernô, que perdeu apenas uma cobrança, com Matheuzinho. Pelo Botafogo, Rodrigo, Bruno Michel, Rafael Marques e Luketa marcaram, mas Emerson e John, o segundo já nas alternadas, perderam. Com isso, vitória do Bernô nos pênaltis por 5 a 4.