A paralisação do esporte nacional por conta da pandemia de Covid-19 encerrou o trabalho mais duradouro do Campeonato Paulista Série A2 e um dos mais longevos de todo o futebol paulista. A Portuguesa Santista anunciou na última segunda-feira que Élder Campos é o novo técnico do elenco profissional, encerrando, portanto, a passagem de Sérgio Guedes no comando da equipe.
Com isso, o trabalho de Sérgio Guedes na Briosa terminou depois de quase dois anos e meio. O treinador de 57 anos, em sua segunda passagem pela equipe como treinador, conquistou o acesso à Série A2 em 2018 com o vice-campeonato da Série A3. Em 2019, a Portuguesa Santista fez a segunda melhor campanha da primeira fase da Série A2, mas caiu na fase final diante da Inter de Limeira, eventual vice-campeã da competição.
Relacionadas
Em 2020, Sérgio Guedes tinha novamente bom desempenho à frente da Briosa, deixando a equipe na terceira posição da Série A2, com 20 pontos em 12 jogos, antes da paralisação da competição sem data para retorno.
O desligamento de Sérgio Guedes não foi por questões esportivas, mas financeiras. A paralisação da Série A2 trouxe uma queda brusca nas receitas de todos os clubes que comprometeu o planejamento da Portuguesa Santista para 2020. Com dificuldades financeiras, a equipe de Santos não renovou com jogadores cujos contratos expiraram entre abril e maio, nem com o treinador.
Com a promoção de Élder Campos ao elenco profissional da Briosa, o trabalho mais longo da Série A2 a partir de agora é o de Alex Alves no Juventus. Ele está à frente do time desde o início de 2018, quando foi contratado durante o estadual para salvar o clube da Mooca da queda para a Série A3 e terminou a competição na 14ª posição, a dois pontos da zona de rebaixamento. Alex também tem longa passagem pelo Juventus como jogador.