Retorno de outros estaduais se torna problema para equipes das Séries A2 e A3

Enquanto os clubes da Série A1 do Campeonato Paulista estão se preparando para retornar aos treinos e as equipes da Séries A2 e A3 devem aguardar mais um bom tempo para voltar às atividades, outros estaduais estão em estágio avançado em relação à retomada dos jogos. Esse “atraso” das divisões inferiores do estado de São Paulo em relação ao restante do país pode se tornar um pesadelo aos clubes.

Com a flexibilização das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, alguns estados, além de São Paulo, já permitiram o retorno dos treinamentos presenciais, como Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Ceará, entre outros. No Rio de Janeiro, o Carioca voltou, enquanto Santa Catarina estipulou o começo de julho como data do recomeço do Catarinense.

Relacionadas

Os clubes das Séries A2 e A3, por sua vez, viram a grande maioria dos jogadores ficarem livres no mercado com o término dos contratos e aguardam uma definição da FPF quanto à retomada das competições para tentar recontratá-los. Mas, enquanto a entidade não define uma data, os jogadores estão se tornando alvos de equipes de fora do estado. Vale ressaltar que um jogador não pode defender dois times diferentes em uma mesma edição do Campeonato Paulista, independentemente da divisão.

Como as equipes das Séries A2 e A3 têm um bom investimento e consequentemente um nível maior do que muitos times que disputam a primeira divisão de outros estaduais, vários atletas conseguem clubes que participarão das Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro para o segundo semestre. Diante da longa paralisação, algumas dessas equipes estão antecipando o planejamento e contratando atletas para a retomada do estadual, já pensando nos torneios nacionais.

Destaque do São Caetano, Jean Dias, por exemplo, foi para o Criciúma, enquanto a Portuguesa perdeu o meia Bruno Mota e o lateral Léo Pereira para o Treze-PB. O lateral Toninho, do Sertãozinho, fechou com o Paraná. Já Léo Castro, artilheiro do Juventus, está na mira do América-RN, que também quer uma dupla de meio-campistas do Taubaté. Vice-artilheiro, Marcos Paulo deixou o Monte Azul para jogar no Boa Esporte, mesmo caminho de Gabriel de Souza. Goleador da Série A3, o atacante Fabrício se despediu do Noroeste e vai defender as cores do Cuiabá.

Com a Série A2 tendo seu retorno previsto após o Série A1, ou seja, depois de agosto, os clubes devem ter dificuldades para recontratar jogadores cobiçados por times que disputam uma divisão nacional. O mesmo deve acontecer com Série A3, que de acordo com o presidente da FPF, só deve voltar em setembro ou outubro e pode ser disputada simultaneamente com a Copa Paulista.