Relembre os últimos 10 campeões da Copa Paulista

A Copa Paulista de 2021 começa em exatamente um mês. A partir de 14 de setembro, 17 times disputam o título estadual e as vagas no cenário nacional: o campeão pode escolher entre disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil, enquanto o vice-campeão fica com a vaga restante.

Veja a seguir os últimos 10 campeões da Copa Paulista e como eles conquistaram o título!

2020: Portuguesa

Relacionadas

O último título de Copa Paulista foi conquistado pela Portuguesa, o primeiro da história do time. Com a melhor campanha de um campeão desde 2003, a Lusa bateu o Marília na decisão, tanto na ida quanto na volta e levantou o troféu no Canindé. Como prêmio, a Portuguesa escolheu disputar a Série D do Brasileirão e caminha para a classificação ao mata-mata.

2019: São Caetano

Na última edição de Copa Paulista com torcida no estádio, o São Caetano foi campeão ao superar o XV de Piracicaba na final, com vitória no Barão de Serra Negra e empate no Anacleto Campanella. Após o título inédito, o Azulão manteve a base do time e também conquistou a Série A2 do Paulistão em 2020.

2018: Votuporanguense

Em 2018, o Votuporanguense foi campeão superando a Ferroviária, que disputava sua terceira final consecutiva e tinha a melhor campanha da competição. Após dois empates por 1 a 1, o CAV venceu nos pênaltis e conquistou seu segundo título em apenas oito anos de existência.

2017: Ferroviária

Nenhum time disputou mais finais e semifinais de Copa Paulista do que a Ferroviária, campeã em 2017. A equipe de Araraquara superou a Inter de Limeira nos pênaltis e conquistou seu segundo título da competição, o primeiro desde 2006.

2016: XV de Piracicaba

O XV de Piracicaba conquistou seu primeiro e único título de Copa Paulista em 2016 ao vencer a Ferroviária. A equipe grená teve a melhor campanha do campeonato, mas perdeu nos pênaltis na Fonte Luminosa para o Nhô Quim, eliminado nas semifinais em 2013 e 2014.

2015: Linense

Na primeira de quatro finais seguidas decididas nos pênaltis, o Linense foi campeão diante do Ituano – também nas penalidades, o Elefante da Noroeste havia superado o Penapolense nas semifinais. O destaque da campanha foi o meia Thiago Humberto, artilheiro da competição com 11 gols, que segue no clube até hoje e conquistou o acesso na Série A3 em 2021.

2014: Santo André

Apesar de ter campanha inferior ao Botafogo, adversário na final, o Santo André conquistou seu segundo título de Copa Paulista em 2014 no tempo regulamentar: empatando em casa na ida e vencendo como visitante na volta. O primeiro título do Ramalhão havia sido em 2003.

2013: São Bernardo FC

Após conquistar a Série A2 em 2012, o São Bernardo conquistou a Copa Paulista de 2013 com a melhor campanha do campeonato. Após superar XV de Piracicaba e Inter de Limeira no mata-mata, o Bernô venceu o Audax nos pênaltis após empates na ida e na volta.

2012: Noroeste

Antes de bater na trave em 2013, o Audax já havia sido vice-campeão da Copa Paulista em 2012. O campeão naquela edição foi o Noroeste, que conquistou seu segundo título da competição com direito a vitórias na ida, em Bauru, e na volta, em São Paulo.

2011: Paulista

Superando o Comercial na final, com vitória em Jundiaí por 2 a 0 e derrota em Ribeirão Preto por 2 a 1, o Paulista se tornou o primeiro e único time a conquistar duas vezes seguidas a Copa Paulista – em 2010, foi campeão diante do Red Bull Brasil. Além disso, com três títulos, o Galo do Japi é o maior campeão do torneio estadual.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Escanteio SP (@escanteiosp)