Realizar Série A2, Série A3 e Copa Paulista simultaneamente pode virar saída para a FPF

Prestes a completar quatro meses de paralisação, as Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista seguem sem ter uma data de retorno e os clubes esperam por uma nova reunião com a Federação Paulista de Futebol (FPF) há mais de dois meses. Diante de tamanha pausa, uma saída para que times poupem gastos e a FPF mantenha o calendário de torneios programados para o ano é retomar as divisões inferiores simultaneamente com a Copa Paulista.

A única informação que a entidade passou para as equipes é que a Série A1 será usada como laboratório, de modo que as Séries A2 e A3 só voltam após seu fim. Especula-se que a elite do futebol estadual volte no dia 25 deste mês, mas não existe uma confirmação.

Relacionadas

Deste modo, as Séries A2 e A3 só devem retornar entre o final de agosto e o começo de setembro. Se mudanças na fórmula de disputa não acontecerem, contando o fim da primeira fase e o mata-mata, a Série A2 precisará de nove datas, enquanto a Série A3 necessitará de 10. Vagner Silva, superintendente de futebol do Marília, falou sobre a situação das divisões menores.

“Nós não temos um posicionamento oficial da Federação, porém a gente ouve de pessoas de dentro da Federação que a competição irá retornar na última semana de agosto ou na primeira semana de setembro. Nós queremos que essa data seja oficializada, nem que seja na primeira semana de setembro, mas que seja oficializada para que os clubes possam marcar de fato o retorno para a competição”, disse o dirigente à TV Canal 4 de Marília.

Calendário afetado na A2 e possível opção da FPF

Com a participação na Série C, o São Bento pode afetar a programação da FPF. A CBF já oficializou que a terceira divisão nacional volta entre os dias 8 e 9 de agosto, juntamente com as Séries A e B. Deste modo, a FPF terá provavelmente apenas uma data por semana para jogos do São Bento, o que pode atrasar a finalização da Série A2, ainda mais se o clube conseguir a classificação ao mata-mata.

O São Bento está na nona colocação e tem 18 pontos, mesma pontuação de Portuguesa, Juventus e São Caetano, times que estão dentro da zona de classificação ao mata-mata. Com calendário nacional, o time sorocabano tende a ter menos perdas do que a maioria dos rivais.

Na última vez que concedeu entrevista e falou sobre a Copa Paulista, há cerca de um mês, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, não descartou a realização da competição e revelou que a entidade já estudava fazer o torneio simultaneamente com a Série A3. Agora, com a Série A2 longe de ser retomada e afetada com a participação do São Bento na Série C do Brasileiro, realizar as três competições simultaneamente pode se tornar uma saída.

A opção, inclusive, é vista com bons olhos pelo Marília. “A gente também ouve que a Copa Paulista irá retornar. Eu gostaria que a Copa Paulista fosse simultânea com a Série A3. Com isso, a gente tem condições de usar o mesmo elenco nas duas competições”, disse Vagner Silva, dirigente do MAC.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

⚽️📊E aí, o seu time entrou para o top 10?

Uma publicação compartilhada por Escanteio SP (@escanteiosp) em 30 de Jun, 2020 às 11:06 PDT