Quais times têm a tabela mais difícil da reta final da Série A3?

O Campeonato Paulista Série A3 retorna nesta sexta-feira (18) com quatro jogos da 12ª rodada após mais de seis meses de paralisação por conta da pandemia de Covid-19. Veja a seguir a tabela de cada time nas quatro rodadas finais em ordem de dificuldade, da mais fácil para a mais difícil.

Para estabelecer o ranking, o critério utilizado foi somente a campanha das equipes nas 11 primeiras rodadas na Série A3 e, para desempate, o número de jogos em casa. Elencos, contratações e saídas de jogadores não foram considerados.

16ª: Linense - 7º, 15 pontos

Relacionadas

Adversários: Barretos (fora), Olímpia (casa), Paulista (fora), Rio Preto (casa)

Dois pontos à frente dos primeiros times fora do G8, o Linense tem a tabela mais fácil da Série A3. A equipe de Lins é o único time que não vai enfrentar nenhuma equipe que reinicia o campeonato entre os oito melhores, mas terá confrontos diretos contra Barretos, Olímpia e Rio Preto, todos com 13 pontos.

15ª: Velo Clube - 3º, 18 pontos

Adversários: Primavera (fora), Grêmio Osasco (casa), Batatais (fora), Paulista (casa)

Com cinco pontos de folga dentro do G8, o Velo Clube tem apenas um confronto direto, diante do Batatais na 14ª rodada. Os demais adversários, a princípio, lutam para fugir do rebaixamento, com o Paulista retomando a A3 na lanterna e Primavera e Grêmio Osasco apenas um ponto à frente do vice-lanterna Marília.

14ª: Desportivo Brasil - 8º, 14 pontos

Adversários: EC São Bernardo (fora), Paulista (casa), Marília (fora), Olímpia (casa)

O Desportivo Brasil enfrenta os dois times que iniciam a Série A3 na zona de rebaixamento e precisa de bons resultados para chegar à fase final. Nas outras duas partidas, a equipe enfrenta o vice-líder EC São Bernardo e terá um confronto direto contra o Olímpia.

13ª: Olímpia - 11º, 13 pontos

Adversários: Paulista (fora), Linense (fora), Comercial (casa), Desportivo Brasil (fora)

Ainda com chances de classificação e rebaixamento, o Olímpia terá uma reta final com dois confrontos diretos e um dos favoritos ao acesso pela frente. Em tese, o jogo de reestreia diante do lanterna Paulista é a partida mais fácil da equipe, que será comandada pelo sexto técnico somente nesta temporada.

12ª: Noroeste - 1º, 26 pontos

Adversários: Comercial (casa), Barretos (fora), Primavera (fora), Grêmio Osasco (casa)

Líder, invicto e classificado, o Noroeste já pensa na fase final. Como preparação para o mata-mata, o time de Bauru terá somente um confronto contra time do G8, logo na reestreia, diante do Comercial. O Barretos está entre o G8 e a zona de rebaixamento, enquanto Primavera e Grêmio Osasco estão a apenas um ponto do vice-lanterna.

11ª: Capivariano - 4º, 18 pontos

Adversários: Rio Preto (fora), Marília (casa), Grêmio Osasco (fora), EC São Bernardo (casa)

Com 18 pontos e +5 de saldo de gols, o Capivariano está com um pé na semifinal. Além disso, a equipe de Capivari enfrenta duas equipes que lutam contra o rebaixamento (Marília e Grêmio Osasco). A partida da última rodada, diante do EC São Bernardo, pode ser importante para definir os confrontos de quartas de final.

10ª: Marília - 15º, 11 pontos

Adversários: Grêmio Osasco (casa), Capivariano (fora), Desportivo Brasil (casa), Barretos (fora)

O Marília reinicia a campanha na zona de rebaixamento, mas tem tabela acessível para tentar escapar da Segunda Divisão. O MAC terá um confronto direto logo na 12ª rodada, diante do Grêmio Osasco, que pode definir o destino das duas equipes. Nas três últimas rodadas, o time enfrenta adversários na disputa pelo G8.

9ª: EC São Bernardo - 2º, 20 pontos

Adversários: Desportivo Brasil (casa), Nacional (fora), Barretos (casa), Capivariano (fora)

Assim como o líder Noroeste, o vice-líder EC São Bernardo está com um pé na fase final e só tem um confronto direto, diante do Capivariano, que pode ser decisivo no cruzamento das quartas de final. Os demais adversários do Cachorrão disputam vagas no G8.

8ª: Paulista - 16º, 7 pontos

Adversários: Olímpia (casa), Desportivo Brasil (fora), Linense (casa), Velo Clube (fora)

Lanterna com apenas sete pontos, o Paulista precisa tenta sair do buraco que ele próprio cavou. Para não voltar à Segunda Divisão um ano depois do acessso, precisa buscar resultados positivos contra quatro times na disputa pela fase final. Como disse o técnico Oliveira, "fugir do rebaixmento seria uma conquista".

7º: Batatais - 6º, 18 pontos

Adversários: Nacional (fora), Rio Preto (casa), Velo Clube (casa) Comercial (fora)

Cinco pontos à frente dos primeiros times do G8, o Batatais encerra a primeira fase contra dois adversários diretos, Velo Clube e Comercial, que também somam 16 pontos. O caminho mais fácil para garantir vaga no mata-mata é conquistar resultados nas duas primeiras rodadas diante de Nacional e Rio Preto.

6ª: Nacional - 10º, 13 pontos

Adversários: Batatais (casa), EC São Bernardo (casa), Rio Preto (fora), Primavera (casa)

Buscando vaga na fase final, o Nacional terá um começo de retomada difícil, enfrentando dois times do G8, Batatais e EC São Bernardo, sem poder se afastar do pelotão. Em seguida, terá dois potenciais confrontos diretos diante de Rio Preto e Primavera.

5ª: Rio Preto - 9º, 13 pontos

Adversários: Capivariano (casa), Batatais (fora), Nacional (casa), Linense (fora)

Primeiro time fora do G8, o Rio Preto não terá um respiro até o fim da primeira fase. São quatro confrontos importantes nas quatro últimas rodadas, em especial as partidas contra Linense (15 pontos) e Nacional (13) nas duas rodadas finais.

4ª: Comercial - 5º, 18 pontos

Adversários: Noroeste (fora), Primavera (casa), Olímpia (fora), Batatais (casa)

O Comercial inicia a retomada com o confronto mais difícil possível: enfrenta o líder Noroeste fora de casa. Em seguida, porém, a equipe de Ribeirão Preto enfrenta o Primavera, que briga para escapar do rebaixamento, e o Olímpia, um dos quatro times empatados com 13 pontos na Série A2.

3ª: Barretos - 12º, 13 pontos

Adversários: Linense (casa), Noroeste (casa), EC São Bernardo (fora), Marília (casa)

Sonhando com uma vaga no G8, o Barretos não pode perder pontos para o Linense na reestreia. Isso porque, logo em seguida, enfrenta os dois líderes do campeonato: Noroeste e EC São Bernardo. Na rodada final, o adversário será o Marília, que a princípio luta para não cair para a Segunda Divisão.

2ª: Grêmio Osasco - 13º, 12 pontos

Adversários: Marília (fora), Velo Clube (fora), Capivariano (casa), Noroeste (fora)

O Grêmio Osasco retorna à Série A3 um ponto à frente do Marília, primeiro time da zona de rebaixamento, mas com uma tabela consideravelmente mais difícil. Além do confronto direto contra o MAC logo na primeira rodada, que pode ser decisivo na disputa entre os dois, a equipe enfrenta Velo Clube, Capivariano e Noroeste, quatro dos três melhores times da Série A3.

1ª: Primavera - 14º, 12 pontos

Adversários: Velo Clube (casa), Comercial (fora), Noroeste (casa), Nacional (fora)

Assim como o Grêmio Osasco, o Primavera encontra três dos melhores times da Série A3, enfrentando Velo Clube, Comercial e Noroeste logo nas três primeiras rodadas da retomada. A última partida da primeira fase será diante do Nacional fora de casa.