Amanhã, sábado, o Santos provavelmente terá o goleiro John defendendo a meta da equipe contra o Palmeiras, pela final da Copa Libertadores da América.
Depois de assumir a titularidade da meta do time da Baixada, o arqueiro foi contaminado com o coronavírus e voltou a dar espaço para João Paulo. No entanto, John se recuperou, voltou a jogar no onze inicial e deve ser a opção de Cuca para a decisão do torneio continental.
Relacionadas
Acompanhe o Escanteio SP no Instagram, Facebook e Twitter
O que talvez alguns torcedores do Peixe não saibam é que, apenas dois anos atrás, em 2019, o arqueiro defendia a Portuguesa Santista na Série A2 do Campeonato Paulista daquele ano. O Escanteio SP relembra a trajetória do goleiro com a camisa da Briosa.
+ Conheça o Escanteio SP e seja um apoiador do nosso jornalismo
Empréstimo por falta de espaço
Visando dar experiência e tempo de jogo a John, o time da Vila Belmiro decidiu emprestar o goleiro para a equipe da mesma cidade em dezembro de 2018. À época, John Victor era apenas a quarta opção para a meta santista, atrás de Vanderlei, Vladimir e João Paulo.
Curta duração do contrato
O contrato de empréstimo assinado por John na ocasião era válido somente até maio de 2019, ou seja, até o fim da disputa da segunda prateleira do Campeonato Paulista. Como não houve extensão e a Portuguesa Santista foi eliminada nas quartas de final da competição, o goleiro ficou por cerca de cinco meses com a Briosa.
17 jogos e 19 gols sofridos
Com o uniforme da Portuguesa Santista, John disputou 17 jogos - todos pela A2 - e sofreu 19 gols. O arqueiro era titular absoluto de sua posição na equipe comandada por Sérgio Guedes. Naquele ano, a equipe da Baixada terminou a primeira fase da A2 com o segundo lugar geral, mas acabou eliminada pela Inter de Limeira logo nas quartas de final.
Críticas e atuação de gala
Durante o período com a Briosa, o goleiro não esteve imune às críticas. Estas foram intensificadas por um erro de passe cometido na partida contra o Penapolense, culminando diretamente no gol adversário, e pelas saídas de John em bolas aéreas.
John tem potencial mas foi mal em 2019 pela Portuguesa Santista no Paulista da Série A-2.
— Wander Gonçalves (@WanderSFC) January 20, 2020
Eu não via o John jogando desde o ano passado quando ele agarrava lá no gol da Portuguesa Santista. Cada saída na bola área era uma reza diferente. Vejamos se hoje o menino tá inspirado
— Matheus Pinheiro (de 🏠) (@42mathias_) November 14, 2020
No entanto, mesmo com a inexperiência - a A2 de 2019 foi o primeiro campeonato profissional disputado pelo atleta -, o arqueiro foi bastante elogiado em redes sociais pela atuação no confronto diante da Inter de Limeira, em março daquele ano, pela 12ª rodada da disputa.
A partida que o John faz hoje pela Portuguesa Santista é a melhor dele no ano. Vai colocar no DVD, com certeza. #futebolnaredevida
— Fabrizio Neitzke (@fneitzke) March 17, 2019
Terminou em Limeira: Inter 1x2 Portuguesa Santista. Briosa matematicamente classificada pras quartas de final do Paulista A2. E a maldição do Limeirão parece nunca ter fim. Leão ainda não venceu em casa neste estadual. Grande atuação do goleiro John hoje. Destaque do jogo
— Nathalia Perez (@nathaliaperez) March 17, 2019
Elogio do ex-técnico e crédito à Portuguesa Santista
Em entrevista exclusiva ao EscanteioSP, Sérgio Guedes - que foi treinador de John na Briosa e agora comanda o Água Santa - elogiou o atleta e deu sua opinião quanto aos motivos do rápido sucesso do goleiro. De acordo com o técnico, a Portuguesa Santista deu respaldo para a ascensão do jogador.
"A Portuguesa Santista deu o alicerce necessário para que ele tivesse essa ocasião. Porque quando o cara está em um grande clube, eles imaginam que campeonatos menores não têm importância, relevância, não existe pressão, provação e essas competições dão uma base muito grande para quando tiverem uma oportunidade em um cenário maior do qual ele ambiciona, ele já esteja respaldado ou cascudo, como a gente diz, e a Portuguesa proporcionou isso a ele", afirmou.
"Eu acho que isso tenha sido o fator mais relevante para que quando ele tivesse oportunidade estivesse preparado, ou mais preparado. Então, isso foi altamente relevante, a oportunidade que ele teve na Portuguesa deu a ocasião, ou preparou uma ocasião como essa que ele vive hoje. Agora, evidente que ele tem recurso, que ele teve humildade suficiente para militar, enfrentar as dificuldades e se sobrepor. Talvez essas sejam as principais causas para que ele tenha êxito", finalizou Sérgio Guedes.
Confira abaixo a relação de todas as partidas realizadas pelo arqueiro com a Briosa:
1) 1ª rodada da Série A2 de 2019: Portuguesa Santista 1x0 Nacional
2) 2ª rodada da Série A2 de 2019: Linense 0x2 Portuguesa Santista
3) 3ª rodada da Série A2 de 2019: Rio Claro 1x0 Portuguesa Santista
4) 4ª rodada da Série A2 de 2019: Portuguesa Santista 2x2 Portuguesa
5) 5ª rodada da Série A2 de 2019: Penapolense 1x2 Portuguesa Santista
6) 6ª rodada da Série A2 de 2019: Portuguesa Santista 1x2 Água Santa
7) 7ª rodada da Série A2 de 2019: Portuguesa Santista 4x3 XV de Piracicaba
8) 8ª rodada da Série A2 de 2019: Santo André 2x2 Portuguesa Santista
9) 9ª rodada da Série A2 de 2019: Portuguesa Santista 1x0 Juventus
10) 10ª rodada da Série A2 de 2019: Atibaia 1x0 Portuguesa Santista
11) 11ª rodada da Série A2 de 2019: Portuguesa Santista 1x0 Sertãozinho
12) 12ª rodada da Série A2 de 2019: Inter de Limeira 1x2 Portuguesa Santista
13) 13ª rodada da Série A2 de 2019: Taubaté 1x1 Portuguesa Santista
14) 14ª rodada da Série A2 de 2019: Portuguesa Santista 0x1 São Bernardo
15) 15ª rodada da Série A2 de 2019: Votuporanguense 0x1 Portuguesa Santista
16) Quartas de final da Série A2 de 2019: Inter de Limeira 2x0 Portuguesa Santista
17) Quartas de final da Série A2 de 2019: Portuguesa Santista 2x2 Inter de Limeira