Presidente do Rio Claro revela dívida do Corinthians referente a Danilo Avelar

O presidente do Rio Claro, Dayvid Medeiros, revelou que o Corinthians tem uma dívida com o clube referente à compra de Danilo Avelar junto ao Torino, em 2019. Em live no Instagram do Escanteio SP, o dirigente afirmou que a primeira das duas parcelas do pagamento deveria ter sido feita em maio, o que não aconteceu.

"Eu ainda tenho dinheiro do Corinthians para receber do Avelar. Eles não repassaram o dinheiro para a gente ainda", disse Medeiros. "O direito de compra do Corinthians seria no ano passado, mas ficou combinado de pegar metade em 2020 e outra metade em 2021. O primeiro pagamento venceu agora em maio de 2020".

Relacionadas

O presidente ainda espera receber do Corinthians de forma amigável, mas cogita acionar a Fifa se o acordo não for cumprido. "Se eles pagaram, têm 30 dias para passar a quantia ao clube formador. Só que não foi repassado, pelo menos a parte da primeira parcela. Já entramos em contato com eles para receber amigavelmente, mas se não receber amigavelmente vamos entrar na Fifa, infelizmente".

Dayvid Medeiros ainda criticou a postura do Timão, que contratou o atacante Jô apesar da dívida. "O que me deixa mais espantado é: se não tem dinheiro para pagar, como contrata? Na semana que eles tinham que pagar, contrataram o Jô. É uma falta de respeito, não só com o Rio Claro, mas até com os próprios jogadores que estão lá com o salário atrasado".

A dívida em questão é referente ao mecanismo de solidariedade da Fifa, que garante aos clubes formadores de atletas uma porcentagem de cada transição que o envolva. A quantidade de dias que o jogador esteve sob contrato com o clube e a idade do jogador no momento são os fatores utilizados no cálculo da parcela que o time formador deve receber. O Rio Claro também será beneficiado com a venda de Léo Sena do Goiás para o Atlético-MG no início deste mês.

Medeiros não informou o valor a receber do Corinthians por questões jurídicas. Contando integralmente as três temporadas em que Danilo Avelar atuou no elenco principal do Rio Claro entre 2008 e 2010, o clube teria direito a cerca de 22,5 mil euros, quase R$ 137 mil na cotação atual, divididos em duas parcelas. Com isso, o Rio Claro teria direito a pouco mais de R$ 68 mil reais. Esse valor pode variar pela contagem do mecanismo, que leva em conta os dias exatos de contrato.