Três clubes da Série A2 do Campeonato Paulista publicaram mensagens a respeito do Dia Internacional Contra a LGBTfobia, celebrado neste 17 de maio. Portuguesa, Rio Claro e XV de Piracicaba se colocaram contra a discriminação e a favor da liberdade de orientação sexual.
Em mensagem nas redes sociais, a Lusa disse ser um clube que luta pela igualdade e respeito de todos.
O Rio Claro também se colocou como um aliado na luta contra a discriminação. "Combater a LGBTQ+fobia é lutar por uma sociedade onde todas as pessoas tenham garantidos os seus direitos a vida e a dignidade", escreveu o clube.
A equipe do interior relembrou a camisa com as cores do arco-íris, confeccionada no início do ano como parte de uma ação contra a homofobia no futebol.
Outro clube que se posicionou foi o XV de Piracicaba. O Nhô Quim relembrou que é "do preto, do branco e de todas as cores".
O Dia Internacional Contra a LGBTfobia existe desde 2004 para jogar luz à violência, discriminação e preconceito passado por pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgênero. A data remete ao dia, em 1990, em que a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da lista de distúrbios mentais.