Subiu! Portuguesa empata com Rio Claro e garante acesso à elite do Paulistão após sete anos

Acabou o sofrimento lusitano! Depois de sete anos, a Portuguesa está de volta à elite do Campeonato Paulista. A Lusa empatou por 1 a 1 com o Rio Claro, neste sábado (9), no Canindé, pela volta da semifinal da Série A2 e, como venceu a partida de ida por 1 a 0, garantiu o acesso.

Diante de um público recorde de 12.968, o time da casa abriu o placar com Gustavo França. Os visitantes empataram com Bruno Moraes.

Relacionadas

Agora, o time comandado por Sérgio Soares enfrenta o São Bento, que eliminou o Oeste, na grande decisão da competição estadual.

O jogo

O início de jogo foi travado, com muitas faltas e erros de passe das suas equipes. O Rio Claro criava até as proximidades da área da Lusa, mas não conseguia nenhuma finalização de perigo. Por outro lado, a Lusa tentava recuperar a bola e partir em contra-ataque, mas sem sucesso.

A primeira boa chance da Lusa aconteceu aos 30 minutos da primeira etapa. Depois da bola sobrar na entrada da área, Daniel Costa arrumou para Caio Mancha, que encheu o pé e mandou rente à trave direita adversária.

Apenas quatro minutos depois, aos 34 minutos, a Portuguesa abriu o placar. Em mais uma bola que sobrou na entrada da área, Daniel Costa tocu para Gustavo França, que invadiu a área, encheu o pé direito e venceu o goleiro Victor.

No final da etapa, aos 42 minutos, o time visitante testou Thomazella pela primeira vez. Pará, livre na entrada a área, encheu o pé e parou em grande defesa do goleiro da Lusa.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, o Galo assustou de novo. Thiago recebeu livre pela direita na grande área, mas bateu mascado, para fácil defesa de Thomazella.

A Portuguesa voltou para a etapa final priorizando a posse de bola e tentando ampliar o marcador. Logo no primeiro minuto, Marzagão arriscou de fora, mas mandou fraco para tranquila defesa de Victor.

Mesmo melhor na partida, a Portuguesa sofreu o gol de empate aos 13 do segundo tempo. Bruno Moraes ficou com sobra de bola na entrada da área e mandou no ângulo de Thomazella, para delírio da pequena, mas animada torcida do Rio Claro presente no estádio.

Depois de um bom período sem grandes chances, o Rio Claro assustou aos 33 minutos. Bruno Moraes ajeitou para Felipe Pará, que bateu firme, a bola desviou na marcação da Lusa e raspou a trave.

Com o apoio da torcida, a Portuguesa segurou o placar e garantiu o acesso à elite do Paulistão.