Depois de praticamente um mês e meio de disputa, estão definidos os finalistas da Copa Paulista. Portuguesa e Marília conquistaram a classificação para a final nesta quarta-feira e carimbaram o retorno ao futebol nacional.
No primeiro jogo do dia, o MAC entrou com campo com dois gols de vantagem sobre o XV de Piracicaba e avançou apesar da derrota por 1 a 0. À noite, após empate na ida, a Lusa venceu o São Bernardo com autoridade, por 3 a 0, e garantiu a segunda vaga.
Relacionadas
A primeira partida da decisão será neste domingo (20) no Bento de Abreu, em Marília, enquanto a volta será na quarta-feira (23), no Canindé. A Portuguesa vai decidir o título em casa por ter a melhor campanha do campeonato.
Além da possibilidade do título, a final da Copa Paulista premia os participantes com uma vaga na Copa do Brasil e uma no Campeonato Brasileiro Série D. O campeão escolhe participar do campeonato que preferir, enquanto o vice fica com a vaga restante.
Retorno ao cenário nacional
Finalistas da Copa Paulista, Portuguesa e Marília voltarão a disputar uma competição de nível nacional em 2021. Ambos os times estão há alguns anos disputando apenas torneios estaduais.
A Portuguesa volta a disputa uma competição nacional depois de três anos. A última participação foi em 2017, na Copa do Brasil, quando a Lusa foi eliminada na segunda fase. A equipe do Canindé não disputa o Campeonato Brasileiro desde a eliminação na Série D em 2016.
O hiato do Marília no futebol brasileiro é ainda maior. O MAC, que nunca participou da Copa do Brasil, está há oito anos sem disputar um torneio nacional, desde a eliminação no Campeonato Brasileiro Série D de 2012.