Pelé marcou seu primeiro gol no Campeonato Paulista contra o XV de Piracicaba; relembre

O Rei acumulou, ao longo de sua carreira, diversas histórias com os times que, hoje, compõem o futebol paulista além da elite — e o ESCANTEIO SP faz uma coletânea delas, em homenagem ao eterno Edson Arantes do Nascimento

Maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, após longa luta contra o câncer de cólon. O Rei acumulou, ao longo de sua carreira, diversas histórias com os times que, hoje, compõem o futebol paulista além da elite — e o ESCANTEIO SP faz uma coletânea delas, em homenagem ao eterno Edson Arantes do Nascimento.

Neste texto, você vai conferir — e relembrar — o dia em que o Atleta do Século marcou seu primeiro gol no Campeonato Paulista de futebol. E foi logo contra o XV de Piracicaba, atual campeão da Copa Paulista. Veja.

Relacionadas

Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube

Pelé marcou 1283 gols em 1363 jogos. Muita coisa. Existe uma lista quase que infindável de gols marcantes do Rei, mas talvez um dos tentos mais icônicos de sua extensa e vitoriosa carreira tenha ocorrido em 1957, mais precisamente no dia 14 de julho.

Aquele domingo marcou a estreia de Edson Arantes no Campeonato Paulista — a competição estava em sua terceira rodada. Na Vila Belmiro, o Santos do técnico Lula iria enfrentar o já tradicional XV de Piracicaba.

Pelé em 1957: artilheiro do Paulistão (Foto: Arquivo)

O duelo foi apertado, mas já perto do fim do segundo tempo, o placar apontava 4 a 3 para o Santos. Foi então que, aos 43 minutos da etapa final, Pelé balançou as redes pela primeira vez no Campeonato Paulista e garantiu a vitória do Peixe.

Del Vecchio (duas vezes), Tite e Dorval já haviam marcado para o time da Vila Belmiro, enquanto o Nhô Quim contava com tentos de Arlindo, Gatão e Nelsinho.

O gol contra o XV foi simbólico, pois. E fez a máquina engrenar: Pelé foi o artilheiro daquela edição do Paulistão — o que aconteceria mais 10 impressionantes vezes em sua carreira —, com 36 gols marcados. Rei é Rei.