Maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, após longa luta contra o câncer de cólon. O Rei acumulou, ao longo de sua carreira, diversas histórias com os times que, hoje, compõem o futebol paulista além da elite — e o ESCANTEIO SP faz uma coletânea delas, em homenagem ao eterno Edson Arantes do Nascimento.
Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube
Relacionadas
Neste texto, você vai conferir a história de um dos principais marcadores do Rei do Futebol e Atleta do Século: Piter, ídolo do Comercial.
Ao longo de sua carreira, Pelé encontrou a 'Rocha Negra' em Ribeirão Preto. Fazendo jus ao apelido, Piter sempre fez jogo duro contra o Rei do Futebol — e foi, merecidamente, reconhecido por isso. De 1960 a 1973, toda vez que duelava contra o Comercial, Pelé tinha dores de cabeça.
O próprio Atleta do Século reconheceu: Piter foi, sim, um de seus maiores marcadores da carreira. Poucos minimizaram o impacto de Pelé em uma partida tão bem quanto o 'Rocha Negra'.
Ídolo do Comercial, Eurípedes Fernandes, o Piter, começou a carreira no futebol no América de Rio Preto — por onde ficou de 1956 até 1960. Naquele ano, juntou-se ao Bafo, onde ficou por 13 anos.
O zagueiro fez parte do "Rolo Compressor", como ficou conhecido o elenco do Comercial em 1966 — que conquistou o quarto lugar no Campeonato Paulista. Os feitos de Piter no Bafo renderam diversas homenagens do clube — o ex-jogador recebeu um troféu e viu a torcida local fazer um bandeira especial em 2020.
Piter e Pelé se reencontraram em uma visita do Rei a Ribeirão Preto, em 2014. O 'Rocha Negra' morreu em fevereiro de 2022, aos 81 anos, após longa luta contra o Mal de Alzheimer.