Pelé disputou último jogo da carreira no futebol brasileiro contra a Ponte Preta

O Rei acumulou, ao longo de sua carreira, diversas histórias com os times que, hoje, compõem o futebol paulista além da elite — e o ESCANTEIO SP faz uma coletânea delas, em homenagem ao eterno Edson Arantes do Nascimento

Maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, após longa luta contra o câncer de cólon. O Rei acumulou, ao longo de sua carreira, diversas histórias com os times que, hoje, compõem o futebol paulista além da elite — e o ESCANTEIO SP faz uma coletânea delas, em homenagem ao eterno Edson Arantes do Nascimento.

Neste texto, você vai conferir — e relembrar — o último jogo do Atleta do Século em solo brasileiro.

Relacionadas

Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube

Um time que recentemente juntou-se ao futebol paulista além da elite, por conta da queda para a Série A2, teve parte importantíssima na carreira do Rei do Futebol. No dia 2 de outubro de 1974, uma quarta-feira, Pelé disputou seu último jogo como atleta do Santos. E a partida foi logo contra a Ponte Preta.

O jogo entre as equipes era válido pela 12ª rodada do Campeonato Paulista. Na Vila Belmiro, o cronômetro apontava cerca de 20 minutos do primeiro tempo. Pelé, lesionado, interrompeu jogada no meio de campo e, com as mãos, agarrou a bola.

O adeus do Rei (Foto: Reprodução/Redes sociais)

A partir daí, o Rei se ajoelhou no centro do gramado e louvou aos céus, girando em todas as direções. Após receber alguns cumprimentos dos jogadores em campo, tirou o uniforme listrado do Santos e começou a empunhar a camisa em direção à torcida — seguido intensamente pelos jornalistas presentes no gramado.

Após dar uma volta olímpica na Vila, Pelé parou antes dos vestiários para conversar em definitivo com a imprensa. Quando as entrevistas se encerraram, desceu as escadas em direção à parte interna do estádio. Sem maior festa ou alarde, assim acabou a carreira do Atleta do Século no Brasil.

A Ponte perdeu aquele jogo: 2 a 0 para o Peixe, gols de Cláudio Adão e Geraldo, contra. Mas isso não é motivo de amargor: no aniversário de 82 anos do Rei, a Macaca parabenizou Pelé de maneira oficial — citando a partida em questão.

Pelé teve sua 'semi-aposentadoria' cancelada em 1975, quando fechou acordo para atuar no New York Cosmos, dos Estados Unidos. Em 1977, a carreira do Atleta do Século definitivamente chegou ao fim. Obrigado por tudo, Rei.