Paulista recebe punição preventiva por suposta manipulação de resultado

A Federação Paulista de Futebol impôs nesta quarta-feira uma punição preventiva ao Paulista por conta da investigação de uma suposta manipulação do resultado da partida contra o Olímpia, pela 12ª rodada da Série A3 do Campeonato Paulista.

Em documento ao qual o Escanteio SP teve acesso, assinado pela diretora de competições Cristina Abreu e enviado ao Paulista, a FPF proíbe o clube de se inscrever em novas competições organizadas pela federação até que o caso seja julgado pela Justiça Desportiva. A princípio, a punição não afeta a participação do time na Série A3.

Relacionadas

Além disso, o lateral-esquerdo Samuel Sampaio de Mendonça Valladares também foi suspenso preventivamente por tempo indeterminado. Segundo o documento enviado ao Paulista, o atleta é citado na investigação da Drade (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva) como "pessoa de interesse".

As sanções foram aplicadas segundo o artigo 43 do Regulamento Geral das Competições da FPF: "De forma a salvaguardar a credibilidade das Competições, a FPF e os Clubes adotarão medidas preventivas voltadas ao combate dos problemas relacionados à manipulação de resultados, doping, racismo e outras infrações disciplinares, sendo que os infratores ficarão sujeitos à aplicação das sanções previstas no Anexo I – Procedimentos e Penalidades Administrativas"

Tanto o clube quanto o jogador poderão entrar com recurso junto à Federação no prazo de 15 dias. O Paulista, por ser réu primário, tem possibilidade de reverter a punição.

Entenda o caso

Na partida em questão, segundo revelado pela Rede Globo, houve um esquema para fraudar o resultado. Conforme o combinado, o Paulista terminaria o primeiro tempo vencendo, mas perderia a partida de virada, justamente o que aconteceu: o Tricolor jundiaiense foi para o intervalo vencendo por 2 a 1 e acabou derrotado por 3 a 2.

Denúncia de jogador

Menos de uma semana depois da partida investigada, o jogador Magno Dourado, do Paulista, denunciou à polícia uma abordagem de um apostador que ofereceu R$ 5 mil pela adulteração do resultado de Paulista 3 x 2 Desportivo Brasil. Com uma derrota nesta partida, o Paulista estaria rebaixado no momento.

Clube convoca coletiva

Para "esclarecer os últimos fatos que estão circulando na mídia e nas redes sociais", o Paulista convocou uma coletiva de imprensa para esta quinta-feira (8), às 15h00. A coletiva terá o diretor jurídico do clube, Dr. Marco Zuffo, e o jogador Samuel, que também foi punido.


Receba as notícias da Série A3 no seu Whatsapp!