Parada há três meses, Série A3 ainda tem retorno distante; veja previsão

O Campeonato Paulista da Série A3 completou nesta terça-feira três meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar dos casos no estado de São Paulo seguirem aumentando, o retorno da Série A1 está próximo, mas a retomada da terceira divisão ainda está distante.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) quer retomar o futebol no estado de forma escalonada. Primeiro volta a Série A1, depois a A2 e em seguida a A3. A tendência é de que a entidade faça protocolos específicos para cada divisão, levando em consideração o poderio financeiro dos clubes.   

Relacionadas

Com a Série A1 sofrendo com a indefinição das autoridades em relação à liberação dos treinos presenciais, sem contar a realização da Série A2 logo em seguida, a Série A3 aparece por último na fila e deve ficar para a parte final do ano.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

⚽️ Assim ficou a artilharia da A3 antes da parada

Uma publicação compartilhada por Escanteio SP (@escanteiosp) em 13 de Jun, 2020 às 10:12 PDT

 

A FPF estuda retomar a Série A3 em conjunto com o início da Copa Paulista, que não está descartada. Deste modo, a terceira divisão estadual tem como previsão voltar entre setembro e outubro.

Enquanto isso, a maioria dos clubes segue sofrendo com a queda de patrocínio e a falta do repasse financeiro da FPF, que é proveniente da cota da televisão – a Rede Globo, dona dos direitos, só repassará a quantia quando as Séries A1 e A2 estiverem próximas do retorno.

Diante deste cenário, a recomendação da entidade que gere o futebol paulista é de que os clubes das divisões inferiores rescindam contratos com jogadores, demitam funcionários e fechem as portas temporariamente, assim como fez o Noroeste.

Sofrendo financeiramente, vários clubes defendem o cancelamento da Série A3, como o próprio Noroeste e o EC São Bernardo, que lideram a competição e vão pleitear o acesso de forma direta, sem a retomada da competição. A FPF, entretanto, não dá indícios de que vai ceder e pretende terminar o campeonato dentro de campo.