A Portuguesa não teve um bom início de 2020, mas abriu a temporada com vitória. Na noite de 22 de janeiro, no Canindé, a Lusa recebeu o XV de Piracicaba e venceu por 2 a 0 com dois gols de Lúcio Flávio, pela primeira rodada do Campeonato Paulista Série A2.
Apesar da estreia com vitória, a Portuguesa teve uma sequência de cinco jogos sem vitória, demitiu o técnico Moacir Júnior e contratou Fernando Marchiori, que comandou a equipe no restante da temporada. No final do ano, a Lusa comemorou o título da Copa Paulista e o retorno ao cenário nacional pelo Campeonato Brasileiro Série D.
Relacionadas
Dos titulares da primeira partida em 2020, apenas três continuam na Portuguesa para 2021: o lateral Vinicius Silva e os meio-campistas Caíque e Raphael Toledo. Roger Gaúcho e Adilson Bahia disputaram a Copa Paulista e deixaram o clube ao final da temporada.
Na estreia pela Série A2 de 2020, a Lusa foi a campo com Dida; Léo Pereira, Raniele, Bruno Maia e Vinicius Silva; Caíque, Raphael Toledo, Edson Carioca e Roger Gaúcho; Lúcio Flávio e Adilson Bahia. Veja onde esses jogadores, além do técnico Moacir Júnior, vão atuar em 2021.
Goleiro: Dida
2021: ASA-AL
Titular durante toda a Série A2, disputando todos os 17 jogos, Dida foi reserva do XV de Piracicaba na Copa Paulista. Ao final da temporada, ele foi contratado pelo ASA-AL, onde já iniciou a temporada de 2021.
Lateral-direito: Léo Pereira
2021: Capivariano
Léo Pereira não renovou com a Portuguesa durante a paralisação do campeonato pela pandemia de Covid-19 e foi para o Treze-PB, onde disputou o Campeonato Paraibano e a Série C do Brasileirão. Foi contratado pelo Capivariano para disputar a Série A3 em 2021.
Zagueiro: Raniele
2021: ?
Raniele também não continuou na Lusa para a reta final da Série A2 e se transferiu para o Jacuipense-BA, onde disputou o Campeonato Baiano e a Série C do Brasileiro. O zagueiro encerrou a temporada pelo Botafogo, disputando a Série B principalmente como lateral-direito, e tem contrato com a Ferroviária.
Zagueiro: Bruno Maia
2021: Uberlândia-MG
Titular em boa parte da Série A2, ele encerrou o campeonato na Portuguesa e disputou a Copa Paulista pelo Nacional, onde atuou em apenas quatro jogos. Em 2021, o zagueiro vai disputar o Campeonato Mineiro pelo Uberlândia-MG.
Lateral-esquerdo: Vinicius Silva
2021: Portuguesa
Um dos três remanescentes da estreia de 2020, Vinicius Silva foi campeão da Copa Paulista pela Lusa e foi eleito para a seleção do torneio do Escanteio SP. Após 27 partidas pela equipe na última temporada, ele renovou contrato para 2021.
Volante: Caíque
2021: Portuguesa
Segundo remanescente do primeiro jogo do ano passado, Caíque também foi peça importante na campanha do título da Copa Paulista e ganhou vaga na seleção do campeonato. Ele renovou com a Lusa para 2021 após disputar 26 jogos na temporada anterior.
Volante: Raphael Toledo
2021: Portuguesa
Raphael Toledo também continua na Portuguesa para 2020. O meio-campista disputou a Série A2 como titular e iniciou a Copa Paulista da mesma forma, mas saiu do banco nos últimos quatro jogos da Lusa na campanha do título. Ele renovou com a Lusa até o final do ano.
Meia: Edson Carioca
2021: Treze-PB ?
Edson Carioca perdeu espaço ao longo da Série A2 e deixou o Canindé na paralisação do campeonato. Ele encerrou o ano no Treze-PB disputando o Campeonato Paraibano e a Série C do Campeonato Brasileiro ao lado do lateral-direito Léo Pereira.
Meia: Roger Gaúcho
2021: Altos-PI
Titular durante a Série A2, Roger Gaúcho perdeu espaço durante a Copa Paulista e saiu do banco em cinco das sete partidas que disputou. O meia-atacante não renovou com a Lusa para 2021 e assinou com o Altos-PI, onde já havia atuado em 2018.
Atacante: Adilson Bahia
2021: Ferroviário-CE
Após uma Série A2 sem destaque e sem gols marcados, Adilson Bahia pegou fogo na Copa Paulista, sendo artilheiro do torneio com oito bolas na rede. Para 2021, a negociação para a renovação de contrato não avançou e o atacante assinou com o Ferroviário-CE.
Atacante: Lúcio Flávio
2021: Boa Esporte-MG ?
Artilheiro da estreia, Lúcio Flávio marcou apenas mais um gol pela Portuguesa e deixou a equipe ao final da Série A2. Ele encerrou a temporada atuando pelo Boa Esporte-MG.
Técnico: Moacir Júnior
2021: Botafogo ?
Após a vitória na estreia, Moacir Júnior treinou a Lusa em mais quatro jogos apenas, com três derrotas e um empate. Em seguida, ele foi para o Treze-PB, onde treinou Léo Pereira e Edson Carioca, e encerrou a temporada no Botafogo, que acabou rebaixado na Série B.
Reservas
Jorge Eduardo (atacante): Não continuou na Portuguesa após a paralisação da A2 e disputou a Copa Paulista pelo Juventus. Retornou ao Audax para a disputa da Série A2 de 2021.
Bruno Mota (meia): Também não seguiu na Lusa na reta final da Série A2 e encerrou a temporada atuando no Treze-PB ao lado de Léo Pereira, Edson Carioca e Moacir Júnior.
Vinícius Pedalada: Com o final do contrato de empréstimo, retornou para a Inter de Limeira e não terminou a Série A2 no Canindé. Ele disputou a Copa Paulista pela Inter de Limeira e foi contratado pelo Velo Clube para a A2 de 2021.