Melhores jogadores da Série A3 de 2022: posições 10 a 1

Às vésperas do início do Campeonato Paulista Série A3 de 2022, o Escanteio SP escolheu os 30 jogadores que podem fazer a diferença na competição dentre os registrados junto à Federação Paulista de Futebol ou anunciados pelos 16 clubes participantes. A lista será divulgada diariamente, com 10 atletas por vez.

O ranking está fechado desde o dia 23 de janeiro. Dessa forma, a lista será mantida indepentende de contratações, saídas ou lesões nos clubes.

Cronograma da divulgação

10: Caio Vieira – atacante, Marília

Foto: Divulgação/Marília AC

Relacionadas

Fez uma temporada razoável em 2021, com 4 gols em 17 jogos, mas tem potencial para render mais na Série A3 de 2022 – não à toa marcou 9 gols pelo Comercial em 2019. Pelas características, pode formar uma ótima dupla com um outro atacante que aparece a seguir.

9: Gabriel Barcos – atacante, São José

Vem de uma temporada artilheira em 2021, com 21 gols marcados em 33 jogos por quatro clubes diferentes. Para 2022, Edson Vieira espera que os gols o acompanhem no São José, onde terá a concorrência de outro camisa 9 de ofício, o também veterano Magrão.

8: Orlando Júnior – atacante, Marília

Orlando Júnior até marca seus gols – foram 3 em 33 jogos pelo MAC desde 2020 –, mas está na lista pela capacidade de criação. O ponta de 23 anos é muito rápido, tem ótimo controle de bola e cria várias chances de gol por partida. Se os companheiros estiverem com a pontaria calibrada, pode ser o líder de assistências da Série A3.

7: Chuck – atacante, EC São Bernardo

Foto: Divulgação/EC São Bernardo

Chuck cruzou a marca de 70 jogos pelo EC São Bernardo em 2021 e teve uma temporada de opostos. Após uma Série A2 apagada, que acabou com o rebaixamento do Cachorrão, o atacante de 33 anos marcou 3 gols em 8 jogos na Copa Paulista. Em 2022, a equipe espera que ele mantenha o futebol apresentado no segundo semestre. 

6: Roger Bernardo – zagueiro, São José

Semifinalista da última Série A2 pelo Rio Claro, Roger Bernardo chegou ao São José para ser o pilar do time no setor defensivo. Tem potencial para ser um dos melhores zagueiros da Série A3 e também atuou como volante durante a pré-temporada na Águia do Vale.

5: Tom – atacante, São José

Foto: Divulgação/São José EC

Atuou pouco na última Série A2 pelo Velo Clube, mas deixou sua marca com 3 gols em 6 jogos. No segundo semestre, disputando a segunda divisão do Gauchão pelo Veranópolis-RS, manteve a média de gols com 7 em 14 jogos. O São José montou um time mirando o acesso à Série A2 para 2022 e Tom promete ser parte importante da busca pelo objetivo.

4: Patrick Allan – meia-atacante, Bandeirante

Foto: Divulgação/Barretos EC

O Barretos chegou às quartas de final da Série A3 em 2021 e deve muito a Patrick Allan. O meia-atacante, hoje no Bandeirante, foi o principal criador do time e ainda marcou 3 vezes em 13 jogos. No segundo semestre, disputou a Série D do Brasileirão pelo América-RN e teve exatamente a mesma campanha: 13 jogos, 3 gols e eliminação nas quartas.

3: Vinícius Diniz – volante, Votuporanguense

Foto: Rafael Bento/CA Votuporanguense

Vinícius Diniz é um representante perfeito do volante moderno: pode exercer várias funções no meio e se destaca tanto na marcação quanto na armação de jogadas. A finalização também não deixa a desejar – foram 3 gols em 24 jogos em 2021. Aos 22 anos, é sem possivelmente o jogador de maior potencial da Série A3 e candidato a melhor meio-campista do torneio.

2: Éder Paulista – atacante, Nacional

Foto: Divulgação/Nacional AC

Os números não mentem: na última Série A3, Éder Paulista marcou 13 gols em 19 jogos pelo semifinalista Nacional, sem perder uma partida sequer. Ainda foi campeão da Copa Paulista pelo São Bernardo FC no segundo semestre, porém com pouco tempo de jogo. Para 2022, o Naça contará novamente com seus gols para chegar longe.

1: Guilherme Teixeira – zagueiro, Noroeste

Foto: Divulgação/EC Noroeste

Em 34 jogos pelo Noroeste desde 2020, Guilherme Teixeira se mostrou um defensor de primeira qualidade e ainda marcou 8 gols – número melhor que muitos atacantes que inclusive estão nesse ranking. Seria zagueiro titular em todos os times da Série A3 e provavelmente da Série A2 também.