Na semana que antecede o início do Campeonato Paulista Série A2 de 2022, o Escanteio SP escolheu em votação interna os 50 melhores jogadores dentre os inscritos ou anunciados pelos 16 clubes participantes. A lista será divulgada diariamente, com 10 atletas por vez.
O ranking está fechado a partir da véspera da primeira publicação (21). Dessa forma, a lista será mantida independentemente de contratações, saídas ou lesões nos clubes.
Cronograma da divulgação
- Posições 50-41: 21 de janeiro (sexta-feira)
- Posições 40-31: 22 de janeiro (sábado)
- Posições 30-21: 23 de janeiro (domingo)
- Posições 20-11: 24 de janeiro (segunda-feira)
- Posições 10-1: 25 de janeiro (terça-feira)
20: Thiago Humberto – meia, Linense
Relacionadas
Aos 36 anos, Thiago Humberto tem sofrido com problemas físicos nas últimas temporadas, mas pode ser uma peça importante para o Elefante. Além de líder do elenco, ele marcou pelo menos três gols em cinco dos últimos seis estaduais que disputou.
19: Thiago Primão – volante, Taubaté
Não se deixe enganar pela pouca quantidade de gols marcados – apenas um nos últimos dois anos. Poucos jogadores na Série A2 têm a mesma qualidade de passe de Thiago Primão, que se tornou um grande segundo-volante após ser recuado da posição de camisa 10. Vem de acessos consecutivos para a A1 com São Bento e São Bernardo.
18: Thomazella – goleiro, Portuguesa
O goleiro de 31 anos vai para sua terceira temporada com a camisa da Lusa e sempre que recebeu uma sequência correspondeu. Não à toa foi eleito o melhor goleiro da Copa Paulista. Em 2019, foi peça importante no acesso do Água Santa.
17: Celsinho – meia, Lemense
Além do currículo, que inclui 26 jogos no Brasileirão Série B de 2021 pelo Londrina, Celsinho agrega experiência e qualidade ao Lemense. Ele foi um dos principais jogadores do Água Santa na Série A2 de 2019 e, se repetir o desempenho em 2022, pode colocar o time de Leme entre os candidatos ao acesso.
16: Jean Pablo – zagueiro, Lemense
Rodado no futebol paulista, Jean Pablo é um zagueiro seguro e que pode fazer a diferença no ataque também. O jogador de 33 anos é um dos líderes do elenco do Zulão e deverá ser o principal pilar defensivo da equipe.
15: Kauã Jesus – meia, Oeste
Aos 17 anos, Kauã Jesus foi titular do Oeste na Série A2 de 2021, fez excelente campanha e foi eleito a revelação do campeonato no Troféu Escanteio SP. Em 2022, o meia de 18 anos vem de dois gols e duas assistências na Copa São Paulo de Futebol Júnior e tem tudo para dar mais um passo adiante como um dos jogadores de maior potencial no futebol paulista.
14: Rildo – atacante, São Caetano
Rildo está longe do seu melhor momento da carreira, mas se estiver saudável tem tudo para ser o grande nome do São Caetano na Série A2. O atacante de 32 anos fez 13 jogos pelo Paysandu na última edição da Série C do Brasileiro e marcou três gols.
13: Portuga – atacante, São Caetano
Portuga demonstrou muito potencial desde que surgiu no Juventus após ser promovido das categorias de base em 2018 – não à toa foi direto para o Grêmio. No São Caetano, o atacante fez grande Copa Paulista atuando como um camisa 9 e deve ser um dos pilares do Azulão na Série A2, agregando habilidade e versatilidade.
12: Daniel Bonassa – volante, Primavera
Cria do Figueirense, Daniel Bonassa talvez seja o jogador mais promissor desta Série A2. O volante de 21 anos se destaca pelo poder de marcação e saída de jogo. Foi o jogador mais decisivo do mata-mata da última Série A3, quando marcou três gols, sendo um deles o do acesso diante do Votuporanguense.
11: André Dias – goleiro, Juventus
No clube desde 2014, com breves saídas em 2017 e 2019, André Dias é a grande referência do elenco do Juventus e pode chegar a 200 jogos pelo clube se chegar longe na Série A2. Além da longevidade, o agora veterano de 32 anos é um dos goleiros mais consistentes do futebol paulista além da elite, com poucas falhas e muitas atuações importantes.