Governo anuncia paralisação do futebol paulista a partir da próxima segunda-feira

O governador João Doria (PSDB) anunciou a paralisação do futebol em São Paulo na tarde desta quinta-feira, em função do agravamento da pandemia de coronavírus no estado. Dessa forma, as Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista serão interrompidas a partir da próxima segunda-feira. 

Os jogos do final de semana serão realizados normalmente. A partir de segunda-feira (15), as partidas ficam suspensas até pelo menos o dia 30 de março, quando está marcado, por enquanto, o fim da fase emergencial do Plano São Paulo, criada pela governo devido ao trágico crescimento de internações e mortes. 

Relacionadas

"As partidas marcadas para este final de semana pelo Campeonato Paulista estão preservadas porque acontecerão no sábado e no domingo. A interrupção, porém, será feita a partir do próximo dia 15 por 15 dias, até o dia 30. Seguiremos um bom diálogo com a Federação paulista de Futebol (FPF). O presidente Reinaldo Bastos é uma pessoa de um excelente diálogo, construtivo nas suas abordagens e ampara suas considerações por um comitê que o assessora. Continuareamos a dialogar com a Federação Paulista de Futebol", disse João Doria. 

Na última terça-feira (9), o procurador geral de Justiça, Mário Sarrubbo, do Ministério Público de São Paulo, se manifestou contra a realização de jogos de futebol enquanto o estado estivesse na fase vermelha do Plano SP. Agora, com o estado na fase emergencial, o governo decidiu acatar a decisão. 

Apostador? Assine o Escanteio SP e receba relatórios das Séries A2 e A3

"Nós estamos atendendo a uma recomendação do Ministério Público. O Ministério Público estadual recomendou essa medida, fugiu da nossa alçada e estamos atendendo a recomendação", disse José Medina, responsável pelas análises relacionadas aos esportes no Centro de Contingência da Covid-19 no Estado de São Paulo. 

A Federação Paulista de Futebol se posicionou contra a paralisação, listando em nota oficial três “critérios científicos que embasam a continuidade do futebol”. A entidade, inclusive, estuda realizar jogos fora de São Paulo, mas apenas para os times da Série A1. Os representantes da Séries A2 e A3 devem aguardar esses 15 dias. 

São Paulo registra ocupação superior a 86% nos leitos de UTI e tem média de mais de 310 óbitos por dia durante a última semana. No Brasil, o recorde de óbitos foi registrado na última quarta-feira. Foram 2286 mortes, de acordo com o consórcio dos veículos de imprensa.