O governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira que todo o Estado passará a partir de sábado para a fase vermelha, a mais restritiva em relação ao plano de combate ao coronavírus. Apenas estabelecimentos essenciais poderão funcionar. O futebol, entretanto, não deverá ser afetado, ao menor por enquanto.
Integrante do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, José Medina disse que o futebol seguirá acontecendo com todas as medidas já adotadas, assim como foi feito na Europa.
Relacionadas
+ Apostador? Assine o Escanteio SP e receba relatórios sobre as Séries A2 e A3
"Até esse momento, vai seguir o mesmo modelo da Europa, com vários países que instituíram lockdown e mantiveram a atividade de futebol, atividade esportiva sem plateia. Até o momento, a decisão é manter as atividades, como vem seguido em Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, onde essa atividade, bastante controlada, foi mantida, até porque a população precisa de algum tipo de diversão, de entretenimento durante esse período tão duro", disse.
Vale ressaltar que o protocolo médico da FPF para os times da Séries A2 e A3 prevê uma bateria de testes por semana. Por exemplo, as equipes da A2 fizeram testes no começo desta semana, jogam entre sábado e domingo e só farão novos exames na semana que vem. A partir desta temporada, os testes serão custeados pelos clubes e feitos em laboratórios aprovados pela Federação. Juventus e Rio Claro já contabilizaram casos.
Horários não devem ser alterados
Além de colocar o Estado na fase vermelha, o governo aumentou o toque de restrição, que irá das 20 horas às 5 horas do dia seguinte a partir de sábado. Apesar da recomendação, os jogos programados para o período da noite devem ser mantidos, ao menos neste final de semana, quando acontecerá a estreia da Série A3 e a segunda rodada da Série A2.
Pela Série A3, os embates Marília x Capivariano e São José x Linense seguem marcados para as 19 horas. O mesmo vale para Portuguesa e Atibaia, que se enfrentam na capital paulista também às 19 horas. De acordo com a FPF, os jogos das próximas rodadas marcados para o período da noite continuam mantidos, ao menos por ora.