FPF define formato, grupos e calendário da Copa Paulista

Em conselho técnico realizado nesta segunda-feira (5), a Federação Paulista de Futebol e os clubes participantes definiram o formato da Copa Paulista de 2021. O campeonato será disputado por 17 times e acontecerá entre 14 de setembro e 16 de novembro.

A competição do segundo semestre premia os finalistas com uma vaga no cenário nacional do futebol. O campeão terá o direito de escolher entre disputar a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro Série D, enquanto o vice-campeão fica com a vaga restante.

Formato e participantes

Relacionadas

A Copa Paulista será disputada por 17 times: Atibaia, Botafogo, Comercial, EC São Bernardo, Juventus, Portuguesa, Primavera, Rio Claro, Santos, São Bento, São Bernardo FC, São Caetano, Taubaté, Votuporanguense e XV de Piracicaba.

Na primeira fase, os clubes participantes serão separados em quatro grupos: três com quatro times e um com cinco equipes. Veja a divisão dos grupos abaixo.

Para o mata-mata, os dois melhores colocados de cada grupo se classificam, com o time de melhor campanha enfrentando o pior e assim por diante a cada fase. Como um dos grupos terá mais times, a classificação geral e os cruzamentos serão definidos pelo aproveitamento.

Grupos da primeira fase

  • Grupo 1: Botafogo, Comercial, Velo Clube e Votuporanguense
  • Grupo 2: Noroeste, Rio Claro, São Bento e XV de Piracicaba
  • Grupo 3: EC São Bernardo, Primavera, Santos e São Bernardo FC
  • Grupo 4: Atibaia, Juventus, Portuguesa, São Caetano e Taubaté

Calendário

A Copa Paulista de 2021 terá 14 rodadas entre os dias 14 de setembro e 16 de novembro. Dessa forma, os finalistas terão disputado, em média, um jogo a cada 4,5 dias. A tabela detalhada do campeonato ainda não foi publicada pela FPF.

Transmissão

Assim como nas Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista, a Copa Paulista terá todos os jogos transmitidos pela internet pelo Paulistão Play e pela plataforma Eleven, antigo MyCujoo.