Focado na Copa do Brasil, há 10 anos Fernando Diniz se consagrava em outra copa, a Paulista

Hoje, São Paulo e Grêmio se enfrentam às 21h30 pelas semifinais da Copa do Brasil. Um pouco antes, Portuguesa e Marília decidem o título da Copa Paulista, às 19h, no Estádio do Canindé. Esses dois jogos tem um fator em comum: Fernando Diniz. O treinador tricolor, que hoje está focado na competição nacional, é bicampeão do torneio estadual.

O ex-meia, que parou de jogar futebol em 2008, assumiu o Votoraty, clube da cidade de Votorantim após indicação de Vágner Mancini. Em entrevista para o ge, Diniz já mostrava a sinais de seu futebol. "Sempre tive o perfil de analisar o jogo, um senso crítico mais aguçado", comentou o treinador na época.

Relacionadas

Campanha na Copa Paulista

Após o título da A3, conquistado com 15 vitórias em 27 jogos, o clube comandado por Diniz foi para a disputa da Copa Paulista. Na competição estadual, o Votoraty continuou a mostrar o bom futebol. Na primeira fase, a equipe ficou na quarta posição de seu grupo, com seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 14 partidas.

No entanto, foi a partir da segunda fase que a equipe engrenou e venceu cinco dos seis jogos que fez. Quando chegou no mata-mata, o primeiro confronto, contra o São Bernardo, terminou com placar agregado de 2 a 1.

Na semifinal, o Votoraty enfrentou o Mogi-Mirim e venceu no agregado por 5 a 3. Na disputa da final, contra o Paulista de Jundiaí, o clube de Votorantim perdeu o primeiro jogo por 2 a 1. Na partida de volta, a equipe de Fernando Diniz goleou por 5 a 1 o Galo do Japi, clube que seria o próximo na carreira do treinador, e conseguiu o segundo título para o Tigre de Votorantim.



Vitória na Copa do Brasil, extinção do Votoraty e mais um título da Copa Paulista

Com o título da Copa Paulista, Fernando Diniz e o Votoraty se classificaram para a Copa do Brasil de 2010. No primeiro confronto, a equipe conseguiu eliminar o Treze-PB. No desafio seguinte, o clube não conseguiu parar o Grêmio e foi eliminado da competição nacional. Mesmo com o bom resultado na Copa do Brasil e na Série A2, os empresários que comandavam a equipe decidiram extinguir o Votoraty.

Logo após a extinção do clube, Diniz assumiu o Paulista e levou o clube para o título da Copa Paulista de 2010 com 13 vitórias em 26 jogos.

Portuguesa e Marília disputam título

Dez anos após o último título da Copa Paulista de Diniz, Portuguesa e Marília se enfrentam hoje, às 19h00, no Estádio do Canindé. Com a vitória por 2 a 1 no primeiro jogo, a Lusa chega para a partida com a vantagem do empate. Para conquistar o título direto, o MAC precisa vencer por dois gols de diferença. Qualquer vitória do Tigre pela diferença mínima leva o jogo para os pênaltis.