Finalistas da Copa Paulista jogarão 14 partidas em apenas 49 dias

Ter um elenco repleto de boas opções será fundamental para a disputa da Copa Paulista. Em reunião com os clubes na última terça-feira, a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu que a competição vai de quatro de novembro até 23 de dezembro e terá 20 clubes, que precisarão lidar com uma maratona de jogos. 

Na primeira fase da Copa Paulista, os clubes serão divididos em cinco grupos regionalizados, com quatro participantes cada. As equipes jogarão em turno e returno, classificando-se para as oitavas de final os três melhores colocados de cada grupo e melhor quarto colocado. As oitavas, quartas, semis e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.

Relacionadas

Acompanhe o Escanteio SP no InstagramFacebook e Twitter

Deste modo, os finalistas disputarão 14 partidas em 49 dias. Ou seja, um jogo a cada 3,5 dias ou dois jogos por semana. Nacional, Velo Clube e Comercial, por sua vez, vivem situações diferentes. Os três se classificaram para o mata-mata da Série A3, que terminará em 22 de novembro, e podem jogar três partidas do estadual a partir do começo da Copa Paulista. 

Em 2019, a competição durou de junho até novembro, com três fases de pontos corridos antes de chegar ao mata-mata. Em 146 dias, XV de Piracicaba e São Caetano, os finalistas, fizeram 26 jogos. Ou seja, entraram em campo uma vez a cada 5,6 dias em média, número bem superior se comparado à maratona que os clubes terão que lidar na edição de 2020 da Copa Paulista. 

Preparação para a Copa Paulista

Sem a presença de torcida e receita vindo da bilheteria, o grande atrativo da Copa Paulista em 2020 são os prêmios para os finalistas: uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e uma na Copa do Brasil. O campeão escolhe a vaga de sua preferência e o vice-campeão fica com a restante.

Água Santa, Atibaia, Audax, Botafogo, Comercial, Guarani, Ferroviária, Inter de Limeira, Juventus, Marília, Nacional, Novorizontino, Ponte Preta, Portuguesa, Portuguesa Santista, Primavera, Rio Preto, São Bernardo FC, Velo Clube e XV de Piracicaba vão disputar a Copa Paulista. 

As equipes, inclusive, vivem estágios diferentes de preparação. O Água Santa, por exemplo, está treinando há mais de dois meses para a competição. Eliminado na semifinal da Série A2, o XV de Piracicaba se reapresentou na última semana, enquanto o Atibaia já fez cinco amistosos de olho no torneio.