Notícias

Fim tardio das competições nacionais deve complicar planejamento de times da Série A2

O fim tardio das competições nacionais complicará o planejamento dos times que disputarão o Campeonato Paulista da Série A2. Isso porque muitas equipes devem contratar jogadores que estão atuando nesses torneios, os quais só terminarão no final de janeiro ou até mesmo começo de fevereiro. Por conta do atraso no calendário do futebol brasileiro em […]

O fim tardio das competições nacionais complicará o planejamento dos times que disputarão o Campeonato Paulista da Série A2. Isso porque muitas equipes devem contratar jogadores que estão atuando nesses torneios, os quais só terminarão no final de janeiro ou até mesmo começo de fevereiro.

Por conta do atraso no calendário do futebol brasileiro em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as Séries B e C serão encerradas no final de semana do dia 30 de janeiro, de acordo com o calendário da CBF.

Relacionadas

A Série D, por sua vez, terminará apenas no final de semana do dia sete de fevereiro. Vale ressaltar que as Séries C e D terão apenas dois times disputando a final, enquanto a Série B terá todas as equipes atuando, já que é realizada em pontos corridos. Atletas de Série A, que termina no fim de fevereiro, dificilmente entram em pauta em clubes da A2. 

Deste modo, os jogadores que disputarem essas competições até a última rodada ou a fase derradeira só se apresentarão aos times da Série A2 em fevereiro, já no mês de início da competição. É provável que alguns atletas peçam até dias de descanso antes de começarem os trabalhos no novo clube.

Acompanhe o Escanteio SP no InstagramFacebook e Twitter

Se por um lado os jogadores estarão em ritmo de jogo, por outro eles terão pouco tempo para se entrosar com os novos companheiros e aos planos táticos estipulados pelo treinador. Outro ponto a ser considerado é que os clubes desembolsarão um mês a menos de salários com esses atletas do que com aqueles que chegarem logo no começo da pré-temporada.

O atraso em relação ao anúncio de jogadores tem deixado torcedores ansiosos. São aos casos de XV de Piracicaba e Água Santa, times que já se reapresentaram, mas não anunciaram reforços. Ambos devem investir em atletas que atuaram em competições nacionais a partir do segundo semestre de 2020. O Netuno, inclusive, já informou que deve apresentar alguns jogadores apenas após o término dos torneios nacionais.

Oeste e Red Bull Brasil são casos à parte. O time da multinacional de bebidas deve usar a Série A2 como um laboratório e jogar com um time sub-23. O Rubrão, por sua vez, já terá seu planejamento afetado pela Série B do Brasileiro, mais um torneio do qual não deve escapar do rebaixamento. 

O Campeonato Paulista da Série A2 está marcado para começar no dia 28 de fevereiro. Para alento dos clubes que devem contar com jogadores vindos de competições nacionais, a segunda rodada acontece apenas no dia sete de março.