Entenda como está a briga pela classificação na Série A2

Faltam três rodadas para o fim da fase de classificação da Série A2 do Campeonato Paulista. Na reta final, 13 times disputam as seis vagas restantes ao mata-mata em busca do acesso. Oeste e Água Santa já estão garantidos nas quartas de final, enquanto o Sertãozinho é o único já matematicamente eliminado.

No momento, Atibaia, Rio Claro, XV de Piracicaba, São Bernardo, Portuguesa e Red Bull Brasil completam o G8, com Portuguesa Santista, Velo Clube, Taubaté, Juventus, Monte Azul, Audax e EC São Bernardo vindo atrás com chance de classificação.

Matemática dos pontos

Relacionadas

O trio Atibaia, Rio Claro e XV de Piracicaba, que figurou no G8 quase todo o campeonato, tem situação mais confortável. Os dois primeiros somam 20 pontos, enquanto o Nhô Quim tem 19. São respectivamente 5 e 4 pontos a mais que a Portuguesa Santista, primeiro time fora do G8, com 15.

Se vencerem e contarem com tropeços dos rivais, os times já podem assegurar a vaga na próxima rodada.

Abaixo na tabela a situação fica mais embolada. São Bernardo e Portuguesa aparecem com 16, o Red Bull Brasil tem 15, mesmo número da Briosa, e é seguido pelo trio Velo Clube, Juventus e Taubaté, todos com 13. Do 6º ao 12º colocado são apenas três pontos e no máximo uma vitória de diferença, ou seja: tudo pode mudar após uma rodada.

O Red Bull Brasil - que não pode subir à Série A1, mas pode se classificar ao mata-mata - tem uma pequena vantagem na disputa. Entre os sete times, é o único que soma quatro vitórias, enquanto todos os outros têm três.

No bloco mais abaixo, mas ainda com chances, aparecem Monte Azul, Audax e EC São Bernardo. O trio está mais focado na luta contra a degola, mas ainda não jogaram as cartas para a classificação. Monte Azul e Audax aparecem com 11 pontos, cinco a menos que o RBB. Já o Cachorrão, que está no Z2, soma 9 e precisaria de uma reviravolta pouco provável: vencer os três jogos restantes e torcer para uma complexa combinação de resultados.

Retrospecto dos anos anteriores

A partir de 2019, ano em que a A2 passou a ser disputada no formato atual, qualquer time com mais de 20 pontos garantiu vaga nas quartas de final.

Em 2020, o 8º colocado foi o Juventus com 22, contra 20 da 9ª Portuguesa Santista. Já em 2019, a última vaga ficou para o Taubaté com 19, mesma marca do Atibaia, superado no número de vitórias. 

Contando o retrospecto passado, para garantir a marca de segurança o Atibaia e o Rio Claro só precisam de um empate nos últimos três jogos; já o XV se garante com dois empates ou uma vitória. Monte Azul, Audax e EC São Bernardo não conseguiriam ultrapassar a barreira dos 20 pontos. 

Confrontos da próxima rodada

No próximo domingo (9) a bola rola para a 13ª e antepenúltima rodada da Série A2, confira os jogos:

20h
Taubaté x Rio Claro
São Bernardo x Sertãozinho
XV de Piracicaba x Juventus
Monte Azul x Audax

22h
Água Santa x Atibaia
Velo Clube x EC São Bernardo
Oeste x Portuguesa Santista
Portuguesa x Red Bull Brasil