Notícias

Diretor do Paulista vê suspensão sem fundamento e cobra explicações da FPF

Punido preventivamente pela Federação Paulista de Futebol por suposta manipulação de resultado, o Paulista deu sua versão do ocorrido nesta quinta-feira (8). Em entrevista coletiva, o diretor jurídico e de futebol Marco Zuffo criticou a decisão e cobrou explicações da entidade máxima do futebol de São Paulo. O diretor leu o comunicado enviado pelo Paulista […]

Punido preventivamente pela Federação Paulista de Futebol por suposta manipulação de resultado, o Paulista deu sua versão do ocorrido nesta quinta-feira (8). Em entrevista coletiva, o diretor jurídico e de futebol Marco Zuffo criticou a decisão e cobrou explicações da entidade máxima do futebol de São Paulo.

O diretor leu o comunicado enviado pelo Paulista à Federação em 30 de setembro, no qual garante que "desconhece qualquer manipulação de resultado, somente tomando conhecimento dos referidos fatos nos noticiários esportivos. Esperamos que as investigações esportivas e criminais apurem eventuais manobras antidesportivas e que os culpados sejam punidos pelos órgãos competentes".

Relacionadas

Respondendo às perguntas, Zoffo disse que a punição não tem fundamento. "Para você ser punido, tem que ter um fato e provas robustas. Eu não vejo nem indícios, quanto mais provas. Gostaria muito que a Federação Paulista de Futebol nos esclarecesse qual é o real motivo disso", disse o advogado.

"Nós estamos dando uma entrevista coletiva, mas quem tem que se explicar é a Federação Paulista. Porque, para você tomar uma decisão dessas, contra um clube centenário como o Paulista Futebol Clube, você tem que ter base. Eu espero que a Federação Paulista de Futebol tenha base e até me dê subsídio para eu poder fazer o meu recurso, porque no meu recurso eu vou falar o quê?"

Ele garante que o Paulista vai tomar as providências cabíveis. "O Paulista tomará todas as providências possíveis na área jurídica para defender seus interesses e, principalmente, do atleta". O jogador em questão é o lateral-esquerdo Samuel Sampaio, que também sofreu punição preventiva por ser citado como 'pessoa de interesse' na negociação.



Zoffo cobrou respeito da FPF e, novamente, pediu a apresentação de provas. "O Paulista não vai ficar quieto. Isso aqui é uma instituição centenária. Nós temos 111 anos. A Federação Paulista é de 1941. O Paulista é de 1909, então eu exijo respeito da Federação Paulista de Futebol. Se ela tem alguma coisa contra o Paulista, algum fato, alguma prova, que nos apresente".

Entenda o caso

A partida que levou à punição foi Paulista 2 x 3 Olímpia, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista Série A3. Na ocasião, conforme revelado pela Rede Globo, houve um esquema para fraudar o resultado: o Paulista chegaria ao intervalo vencendo, mas perderia de virada no segundo tempo, justamente o que aconteceu na partida.

Tal punição ao Paulista, que impede o clube de se inscrever em competições organizadas pela FPF, é preventiva e vai durar até o julgamento do caso pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O caso está sendo julgado pela Drade (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva). Tanto o clube quanto o jogador podem recorrer.

O jogo em questão também gerou punições ao Olímpia, que recebeu a mesma sanção que o Paulista e não pode se inscrever em novas competições até o julgamento do caso, mas também pode recorrer. Dois jogadores da equipe também foram punidos.

Em campo

O Paulista encerra a semana turbulenta com uma partida decisiva pela Série A3. Lanterna com 11 pontos, o Tricolor de Jundiaí precisa vencer o Velo Clube fora de casa e torcer contra Barretos e Grêmio Osasco para escapar do rebaixamento. Todos os jogos serão no próximo sábado (10), às 15h00.


Receba as notícias da Série A3 no seu Whatsapp