Notícias

Copa Paulista: seleção do torneio tem base dos finalistas e 'intruso' como craque

Como já virou tradição nas competições do futebol paulista, o Escanteio SP divulgou nesta segunda-feira os escolhidos para formar a seleção da Copa Paulista. Dos 12 representantes, incluindo o treinador, 11 foram dos finalistas Portuguesa e Marília, mas o craque da competição foi o 'intruso' Gionnotti, destaque do São Bernardo. Gustavo Nescau, do MAC, ganhou […]

Como já virou tradição nas competições do futebol paulista, o Escanteio SP divulgou nesta segunda-feira os escolhidos para formar a seleção da Copa Paulista. Dos 12 representantes, incluindo o treinador, 11 foram dos finalistas Portuguesa e Marília, mas o craque da competição foi o 'intruso' Gionnotti, destaque do São Bernardo. Gustavo Nescau, do MAC, ganhou como revelação. 

Veja a seleção escolhida pela equipe do Escanteio SP: Dheimison (Portuguesa); Denis Leite (Marília), Geninho (Marília), Diego Jussani (Portuguesa) e Vinícius Silva (Portuguesa); Caíque (Portuguesa), Léo Couto (Marília), Gionnotti (São Bernardo) e Raphael Luz (Portuguesa); Adilson Bahia (Portuguesa) e Gustavo Nescau (Marília). Treinador: Guilherme Alves (Marília).

Foto: Escanteio SP

 

Relacionadas

Entenda a escolha por cada jogador

Dheimison (Portuguesa): Após ser reserva no primeiro jogo, o goleiro recebeu sua primeira chance pela Lusa na segunda rodada e nunca mais voltou para o banco. Seguro, Dheimison foi um dos responsáveis pela Portuguesa terminar a Copa Paulista com apenas sete gols sofridos, sendo de longe a melhor defesa. Ele ainda foi decisivo na disputa por pênaltis contra o Água Santa nas quartas.

Dheimison tem sido chamado carinhosamente de "Paredheimison" pelos torcedores da Lusa - Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão

 

Denis Leite (Marília): Contratado junto ao Capivariano justamente para a Copa Paulista, o lateral-direito fez ótimas partidas. Além de fazer seu papel na defesa, foi decisivo no ataque e nas bolas paradas, onde deu algumas assistências. Fez do lado direto uma das válvulas de escape do Marília.

Denis Leite ajudou a tornar o lado direito do MAC muito forte - Foto: Matheus Dahsan/Marília AC

 

Diego Jussani (Portuguesa): Contratado justamente para a Copa Paulista, o zagueiro conseguiu melhorar ainda mais o que já era ótimo na Portuguesa: a defesa. Em 12 jogos, Jussani teve alguns companheiros no miolo de zaga, mas sempre conseguiu fazer da retaguarda um dos pontos fortes da Lusa.

Diego Jussani foi um dos pilares defensivos da Lusa na Copa Paulista- Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão

 

Geninho (Marília): Reforço do Marília na retomada do futebol após a paralisação da pandemia, Geninho logo se firmou no time. Na Copa Paulista, foi o principal nome do setor defensivo do MAC, mas também ajudou no ataque, tanto é que marcou quatro gols, sendo um na semifinal e outro na final. É muito bom no jogo aéreo.

Geninho foi o zagueiro com mais gols no torneio - Foto: Matheus Dahsan/Marília AC

 

Vinícius Silva (Portuguesa): Foi um dos jogadores mais regulares da Portuguesa ao longo da Copa Paulista. Dono da lateral esquerda, o atleta contribuiu com um gol, assistências e uma ótima noção defensiva. Foi unanimidade na posição e chegou até a atuar no meio-de-campo. 

Vinícius Silva foi muito regular na competição - Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão

 

Caíque (Portuguesa): O volante foi mais um que se destacou na Lusa por sua regularidade. Protegendo a defesa e proporcionando uma ótima saída de bola, Caíque enfileirou bons jogos na Copa Paulista. Foi o grande responsável por ditar o intenso ritmo de jogo da Lusa ao longo do torneio.

Caíque fez grande Copa Paulista pela Lusa - Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

 

Léo Couto (Marília): O meio-campista participou de todos os jogos do Marília na competição e, ao lado de Felipe Cordeiro e Júnior Santos, formou uma trinca de destaque no setor. Com ótimo passe, assistências e dois gols, sendo um deles em um lindíssimo arremate na final, Léo Couto foi um dos destaques da Copa Paulista.

Léo Couto comandou o ótimo meio-de-campo do Marília - Foto: Matheus Dahsan/Marília AC

 

Gionnotti (São Bernardo): O São Bernardo sofreu com o surto de Covid-19 e precisou lidar com vários desfalques durante a competição. Foi nesse cenário que o meia-atacante de 23 anos chamou a responsabilidade e apareceu como o principal jogador do Tigre. Veloz e driblador, Gionnotti marcou três gols, deu várias assistências e foi protagonista na campanha do Bernô. Foi escolhido pela equipe do Escanteio SP como craque do torneio. 

Gionnotti foi o craque da Copa Paulista -
Foto: Ale Vianna/CA Juventus

 

Gustavo Nescau (Marília): Aos 20 anos, o atacante terminou a Série A3 praticamente sem entrar em campo e zerado. Na Copa Paulista, entretanto, recebeu a confiança de Guilherme Alves e não desperdiçou as oportunidades. Com oito gols marcados em 15 jogos, foi um dos responsáveis pela surpreendente campanha do MAC. Venceu com unanimidade como revelação do torneio. 

Gustavo Nescau foi a revelação da Copa Paulista - Foto: Matheus Dahsan/Marília AC

 

Adilson Bahia (Portuguesa): Após jogar como ponta e não se destacar na Série A2, o atacante passou a atuar centralizado na Copa Paulista. A mudança de posicionamento potencializou as características do então ‘camisa 9’ da Lusa. No comando do ataque, Adilson Bahia marcou oito gols, sendo dois nas finais, e foi destaque na conquista inédita da Portuguesa.

Ao lado de Nescau, Adilson Bahia foi o artilheiro da Copa Paulista - Foto: Alexandre Battibugli/FPF

 

Guilherme Alves (Marília): Fernando Marchiori e Guilherme Alves se equivaleram durante a competição, fazendo trabalhos espetaculares. Mas a escolha pelo treinador do Marília foi em virtude do ressurgimento da equipe, que terminou o terceiro nível estadual na 10ª colocação. Sem tanto investimento financeiro e com jogadores de Série A3, o técnico conseguiu levar o clube à final e consequentemente à Copa do Brasil, competição que o time mariliense disputará pela primeira vez.

Guilherme Alves fez ótimo trabalho na Copa Paulista - Foto: Matheus Dahsan/Marília AC

 

Veja a seleção de cada um dos integrantes do Escanteio SP

Enrico Liberatori: Dheimison (Portuguesa); Denis Leite (Marília), Geninho (Marília), Diego Jussani (Portuguesa) e Vinícius Silva (Portuguesa); Caíque (Portuguesa), Natan (São Bernardo), Gionnotti (São Bernardo) e Geovani (Portuguesa); Adilson Bahia (Portuguesa) e Gustavo Nescau (Marília). Treinador: Guilherme Alves (Marília)
Revelação: Gustavo Nescau (Marília)
Craque: Diego Jussani (Portuguesa)

Gabriel Ambrós: Dheimison (Portuguesa); Denis Leite (Marília), Geninho (Marília), Diego Jussani (Portuguesa) e Vinícius Silva (Portuguesa); Caíque (Portuguesa), Léo Couto (Marília), Gionnotti (São Bernardo); Geovani (Portuguesa), Adilson Bahia (Portuguesa) e Nescau (Marília). Treinador: Guilherme Alves (Marília)
Revelação: Gustavo Nescau (Marília)
Craque: Geovani (Portuguesa)

Guilherme Medeiros: Dheimison (Portuguesa); Ednei (Ferroviária), Geninho (Marília), Diego Jussani (Portuguesa) e Vinícius Silva (Portuguesa); Caíque (Portuguesa), Léo Couto (Marília), Gionotti (São Bernardo) e Raphael Luz (Portuguesa); Adilson Bahia (Portuguesa) e Gustavo Nescau (Marília). Treinador: Guilherme Alves (Marília)
Revelação: Nescau (Marília)
Craque: Gionotti (São Bernardo)

Lorenzo Meyer: Dheimison (Portuguesa); Denis Leite (Marília), Geninho (Marília), Diego Jussani (Portuguesa) e Vinícius Silva (Portuguesa); Caíque (Portuguesa), Léo Couto (Marília), Gionnotti (São Bernardo) e Raphael Luz (Portuguesa); Adilson Bahia (Portuguesa) e Gustavo Nescau (Marília). Treinador: Guilherme Alves (Marília)
Revelação: Gustavo Nescau (Marília)
Craque: Caíque (Portuguesa)

Nicola Ferreira: Dheimison (Portuguesa); Ednei (Ferroviária), Geninho (Marília), Diego Jussani (Portuguesa) e Vinícius Silva (Portuguesa); Caíque (Portuguesa), Léo Couto (Marília), Gionnotti (São Bernardo) e Raphael Luz (Portuguesa); Adilson Bahia (Portuguesa) e Gustavo Nescau (Marília). Treinador: Guilherme Alves (Marília)
Revelação: Gustavo Nescau (Marília)
Craque: Gionnotti (São Bernardo)

Contagem de votos

Goleiro:
Dheimison - 5 votos

Lateral-direito: 
Denis Leite (Marília) - 3 votos
Ednei (Ferroviária) - 2 votos

Zagueiros:
Diego Jussani (Portuguesa) - 5 votos
Geninho (Marília) - 5 votos

Lateral-esquerdo:
Vinícius Silva - 5 votos

Meio-campistas: 
Caíque (Portuguesa)- 5 votos
Gionnotti (São Bernardo) - 5 votos
Léo Couto (Marília)- 4 votos
Raphael Luz (Portuguesa) - 3 votos
Geovani (Portuguesa) - 2 votos
Natan (São Bernardo) - 1 voto 

Atacantes:
Adilson Bahia (Portuguesa) - 5 votos
Gustavo Nescau (Marília) - 5 votos

Treinador: 
Guilherme Alves - 5 votos

Revelação:
Gustavo Nescau (Marília) - 5 votos

Craque: 
Gionnotti (São Bernardo) - 2 votos
Geovani (Portuguesa) - 1 voto
Diego Jussani (Portuguesa) - 1 voto
Caíque (Portuguesa) - 1 voto