Série A2: conheça os treinadores que comandarão os clubes
A primeira rodada do Campeonato Paulista da Série A2 vai acontecer nesta quarta-feira e todos os treinadores já foram confirmados por suas equipes. Do "novato ao Rei do Acesso", conheça os técnicos de cada equipe para o segundo escalão do futebol paulista.
Ademir Fesan (Primavera)
Um dos treinadores da “nova geração”, Ademir Fesan foi auxiliar técnico de clubes do cenário nacional, como ABC-RN, Paraná Clube, Ceará e CRB-AL. Em 2020, o treinador de 44 anos levou o Grêmio Prudente às semifinais da Segunda Divisão e, no ano passado, conseguiu o histórico acesso à Série A2 pelo Primavera com o vice-campeonato da A3. Tem a confiança do clube e foi mantido no cargo.
Adilson Teodoro (Rio Claro)
Relacionadas
Aos 38 anos, Adilson Teodoro é figurinha carimbada no Rio Claro. Após deixar o Galo Azul em 2020, o treinador voltou ao comando técnico da equipe para a Copa Paulista e foi mantido no cargo para a Série A2 deste ano. Ele já comandou o Rio Claro em quatro temporadas e tem mais de 50 jogos pelo clube.
Ariel Mamede (Monte Azul)
Com apenas 32 anos, Ariel Mamede será o treinador mais jovem da Série A2. Com passagens pela base de Vila Nova-GO e Atlético-GO e por times profissionais da região Centro-Oeste, o jovem técnico terá sua primeira empreitada no futebol paulista. Seu último trabalho foi no Goianésia-GO, onde comandou a equipe na Série D do Campeonato Brasileiro.
Douglas Leite (Taubaté)
Após comandar a equipe sub-20 e ser auxiliar técnico do time profissional na última Série A2, Douglas Leite dirigiu o time principal na última Copa Paulista e foi mantido no cargo para o estadual deste ano. O ex-goleiro de 41 anos também soma passagens por Icasa-CE, Castanhal-PA e União Luziense-MG e terá a missão de recolocar o Burro da Central na elite do futebol paulista após mais de 30 anos.
Fahel Júnior (Velo Clube)
Rodado no futebol paulista, Fahel Júnior está de volta à cidade de Rio Claro. O treinador de 58 anos já havia comandado o Galo Azul e agora terá a responsabilidade de dirigir o Velo Clube. Seu último trabalho foi no Juventus, onde comandou o time na Copa Paulista do ano passado. Ele ainda soma passagens por Noroeste, Ituano, Rio Branco-SP, Votuporanguense, Água Santa, XV de Piracicaba e Comercial.
Fernando Marchiori (Oeste)
Após conquistar o título da Copa Paulista em 2020 e recolocar a Portuguesa no cenário nacional, Fernando Marchiori deixou o clube no ano passado após a eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro. O treinador de 42 anos foi para o Oeste, onde buscará seu segundo acesso à Série A1. Em 2019, ele foi campeão da Série A2 com o Santo André.
João Vallim (Linense)
Treinador mais velho da Série A2 de 2022, João Vallim tentará o 9º acesso de sua carreira. O técnico de 65 anos comandará um time de Série A2 pela quinta temporada consecutiva. No último ano, o “Rei do Acesso” quase colocou o Velo Clube, que tinha um investimento modesto e sofreu muito com lesões durante o campeonato, no mata-mata.
Luciano Dias (XV de Piracicaba)
Entre os treinadores desta temporada da Série A2, Luciano Dias é quem tem mais acessos na divisão. Foram quatro acessos durante a carreira: Rio Preto-2007, Botafogo-2008, Noroeste-2010 e São Bernardo FC-2012. Ele estava há dois anos no Monte Azul e chegou ao XV de Piracicaba para a Copa Paulista do ano passado.
Max Sandro (São Caetano)
Treinador das categorias de base do Audax durante várias temporadas, Max Sandro ganhou a chance de comandar o time de Osasco na última Série A2 após agradar na disputa da Copa Paulista de 2020. No estadual, porém, deixou o clube depois de quatro jogos sem vitórias. Ele assumiu o São Caetano na Copa Paulista e levou o clube às semifinais. A surpreendente campanha com o Azulão fez com que ele fosse eleito pelo Escanteio SP o melhor treinador da última Copa Paulista. Foi mantido no cargo para a Série A2.
Moisés Egert (Portuguesa Santista)
Aos 44 anos, mas com experiência de mais de uma década de carreira, Moisés Egert vai em busca do seu terceiro acesso à elite do futebol paulista. O treinador já subiu com XV de Piracicaba (2011) e Mirassol (2016). Seu último trabalho foi no Barra, onde conquistou o acesso à primeira divisão do Campeonato Catarinense.
Paulo Roberto Santos (São Bento)
Aos 61 anos, Paulo Roberto Santos vai em busca do seu 13º acesso na carreira, sendo o quarto à elite do futebol paulista. O treinador já subiu com Rio Claro (2006 e 2013) e São Bento (2014). Histórico comandante do Bentão, onde levou o time da Série D para a Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico voltou ao time de Sorocaba na última temporada.
Rogério Henrique (Lemense)
Rodado nas divisões de acesso do futebol mineiro, Rogério Henrique terá sua segunda empreitada no futebol paulista. Em 2020, o técnico de 42 anos comandou o Atibaia na Copa Paulista, mas deixou o clube sem conquistar vitórias em cinco jogos disputados. Vale lembrar que o SC Atibaia mudou de nome e passou a se chamar Esporte Clube Lemense. Deste modo, Rogério Henrique vai para sua segunda passagem na equipe gerida pelo presidente Alexandre Barbosa.
Robélio Cavalinho (Osasco Audax)
Aos 53 anos, Robélio Cavalinho vai para seu quarto estadual pelo Osasco Audax. Campeão da Série A3 de 2019, o treinador de 53 anos volta ao time osasquense em alta, já que foi campeão da Segunda Divisão do Carioca com o Audax Rio e colocou o time na elite estadual. Ele tem mais de 50 partidas no comando do Osasco Audax.
Sérgio Soares (Portuguesa)
Após comandar o Juventus na última Série A2, Sérgio Soares acertou com a Portuguesa. Com passagens por times grandes do cenário nacional, como Ceará, Bahia, Athletico Paranaense, além de vice-campeão paulista com o Santo André, o treinador de 54 anos busca seu terceiro título de Série A2. Ele já foi campeão com Grêmio Barueri e Santo André.
Tuca Guimarães (Juventus)
Campeão da Série A3 de 2017 com o Nacional e bastante rodado no futebol do estado, Tuca Guimarães terá sua primeira empreitada no Juventus. O treinador de 48 anos vem do vice-campeonato da Copa de Santa Catarina com o Juventus de Jaraguá do Sul. Além do Nacional, ele já treinou a Portuguesa na capital paulista.
Vinícius Munhoz (Red Bull Brasil)
Treinador com passagens por Inter de Santa Maria-RS, Osasco Audax e Ferroviária, Vinícius Munhoz é o técnico do sub-23 do Red Bull Bragantino e vai para sua terceira temporada comandando o Red Bull Brasil na Série A2. Em 2020, o clube se salvou do rebaixamento nos detalhes, mas na última temporada conseguiu surpreender e chegar às quartas de final.