Notícias

Conheça os treinadores que comandarão os clubes da Série A3

Betão Alcântara (Marília) Betão Alcântara comandará o MAC - Foto: Lucas Daquino/Marília AC   Aos 60 anos, Betão Alcântara é bastante rodado no futebol paulista. Com mais de duas décadas de carreira, o treinador vai em busca do seu terceiro acesso na competição. Em 2016, ele subiu com o Rio Preto e em 2018 venceu […]

Betão Alcântara (Marília)

Betão Alcântara comandará o MAC - Foto: Lucas Daquino/Marília AC

 

Aos 60 anos, Betão Alcântara é bastante rodado no futebol paulista. Com mais de duas décadas de carreira, o treinador vai em busca do seu terceiro acesso na competição. Em 2016, ele subiu com o Rio Preto e em 2018 venceu o torneio com o Atibaia. Na última A3, ele comandou o Comercial ‘por empréstimos’ junto ao VOCEM.

Relacionadas

Bira Arruda (Barretos)

Bira Arruda vai para sua segunda temporada no Barretos - Foto: Divulgação/BEC

 

O comandante do Barretos chega em alta para a Série A3 após viver o melhor ano de sua carreira em 2021. Na última temporada, ele levou o próprio BEC para o mata-mata da Série A3 com a segunda colocação da primeira fase e um investimento modesto. Caiu nas quartas para o vice-campeão Primavera sofrendo o gol decisivo nos instantes finais. No segundo semestre, treinou o Rio Branco na Segunda Divisão e também parou nas quartas de final.

Edson Vieira (São José)

O experiente Edson Vieira vai em busca de mais um acesso na Série A3 - Foto: Reprodução/Instagram

 

Com cerca de duas décadas de carreira e mais de 20 times comandados no futebol paulista, Edson Vieira chega ao São José como um dos nomes de peso do terceiro escalão do futebol paulista. Em 2020, ele conquistou o acesso à elite do futebol paulista com o São Bento, time onde já havia sido campeão da A3 de 2020. O técnico de 56 anos também tem um acesso na divisão com o União Barbarense, em 2008. 

Elio Sizenando (Capivariano)

Elio Sizenando está de volta ao Capivariano - Foto: Rodrigo Corsi/FPF

 

Aos 50 anos, o treinador está de volta ao time de Capivari. Ele chegou a treinar o sub-20 da equipe e comandou o time profissional em seis jogos da Série A2 de 2017. Nas últimas três temporadas, ele dirigiu o Desportivo Brasil no terceiro escalão do futebol paulista. 

Fernando Seabra (Desportivo Brasil)

Fernando Seabra será o técnico do Desportivo Brasil na Série A3 do Campeonato Paulista — Foto: Divulgação/Desportivo Brasil

 

Com passagens pelas categorias de base de Corinthians e Athletico Paranaense, Fernando Seabra comandou o sub-20 do Desportivo Brasil no último Paulista sub-20, onde o DB eliminou o São Paulo e parou nas quartas de final para o vice-campeão Mirassol. Ele agradou e foi promovido para o time principal.

Gustavo Marciano (Comercial)

Gustavo Marciano segue no comando técnico do Comercial - Foto: Rafael Alves/Comercial FC

 

Ex-volante com várias passagens pelo Comercial, Gustavo Marciano iniciou sua carreira fora dos gramados em 2019, quando comandou o sub-20 do Comercial e foi auxiliar do time profissional. Ele chegou a atuar como interino durante algumas trocas no comando técnico. Ele comandou o Bafo na Copa Paulista e foi mantido para a Série A3. Tem apenas 37 anos e é o treinador mais jovem do terceiro escalão paulista.  

Ivan Izzo (Sertãozinho)

Ivan Izzo vai comandar o Sertãozinho na Série A3 - Foto: Reprodução/Sertãozinho

 

Ex-auxiliar de Dorival Júnior e Milton Cruz, Ivan Izzo esteve na comissão técnica de Santos, Flamengo e Atlético-MG e agora busca voos maiores no futebol paulista. O treinador de 56 anos vai para seu quinto time como treinador no futebol paulista. Antes, passou por Santo André, Marília, Independente de Limeira e Taubaté.

Luiz Carlos Martins (Noroeste)

Luiz Carlos Martins segue o comandando o Noroeste - Foto: Bruno Freitas/ECN

 

Luiz Carlos Martins, o "Rei do Acesso", vai para sua terceira Série A3 seguida do Noroeste. Aos 66 anos, o técnico tem quase três décadas e meia de carreira. Do Guaçuano no final dos anos 90, quando assumiu o comando técnico justamente por não poder atuar como jogador - já tinha defendido outra equipe dentro de campo na competição - até o Noroeste em 2021, foram exatamente 17 acessos. 

Marcelo Henrique Dias (Olímpia)

Marcelo Henrique Dias comandará o Olímpia pela segunda temporada consecutiva - Foto: Divulgação/Olímpia

 

Técnico vice-campeão da Série A3 de 2015 pelo Votuporanguense, Marcelo Henrique Dias vai para seu segundo ano consecutivo no Olímpia. O treinador de 44 anos já havia comandado o Galo Azul na última temporada, quando assumiu o comando na quarta rodada e salvou o time do rebaixamento.

Marcos Campagnollo (Matonense)

Marcos Campagonollo segue no comando técnico da Matonense - Foto: Célio Messias/Paulistão

 

Após três temporadas seguidas comandando times da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, Marcos Campagnollo conseguiu o acesso na última temporada com a Matonense, sendo vice-campeão do torneio. O treinador de 51 anos foi mantido no cargo para a Série A3.

Paulinho McLaren (Bandeirante)

Paulinho McLaren ao lado do presidente do Birigui, Edimilson Oliveira de Castilho — Foto: Divulgação/BEC

 

Ex-atacante com passagens por Athletico Paranaense, Santos, Cruzeiro, Fluminense e Atlético Mineiro, Paulinho McLaren começou sua carreira como jogador justamente no Bandeirante e agora retorna para comandar o clube na Série A3. O treinador tem 58 anos e soma passagens por diversos clubes do futebol paulista.

Renato Peixe (EC São Bernardo)

Renato Peixe é técnico histórico do Cachorrão - Foto: Divulgação/EC São Bernardo

 

Renato Peixe já virou figurinha carimbada no EC São Bernardo. Treinador vice-campeão da Série A3 de 2020, o ex-defensor deixou o clube durante a última Série A2 e retornou para a Copa Paulista. Mantido no cargo, ele é o técnico que mais dirigiu o Cachorrão no século. Tem apenas 42 anos.

Ricardo Costa (União Suzano)

Ricardo Costa é o "Rei da Bezinha" - Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão

 

Especialista na Segunda Divisão, Ricardo Costa tentará se provar na Série A3 mais uma vez. Campeão da última edição da Bezinha, o treinador seguirá comandando o União Suzano. Ele tem 39 anos e conseguiu cinco acessos nas últimas seis edições da Bezinha. Subiu Portuguesa Santista (2016), EC São Bernardo (2017), Marília (2019), São José (2020) e o próprio União Suzano para a Série A3 nos últimos anos.

Ricardo Silva (Nacional)

Ricardo Silva comandará o Nacional na Série A3 pelo segundo ano seguido - Foto: Divulgação/Nacional

 

Após ser auxiliar do profissional e treinador nas categorias de base do Nacional, Ricardo Silva comandou o clube na ótima campanha na Série A3 do ano passado, quando o Naça parou nas semifinais para o campeão Linense. O técnico de 38 anos retorna ao time depois de comandar o sub-23 do Figueirense no segundo semestre de 2021.

Thiago Oliveira (Votuporanguense)

Thiago Oliveira segue no comando do Votuporanguense na A3 de 2022 — Foto: Rafael Bento/CA Votuporanguense

 

Thiago Oliveira tem apenas 40 anos, mas é bastante rodado no futebol paulista, onde já comandou Taboão da Serra, Batatais, Penapolense e Sertãozinho. Nos três últimos, inclusive, teve pelo menos duas passagens por cada. O treinador comandou o CAV na Copa Paulista, agradou e foi mantido no cargo para a Série A3.