Água Santa perde para a Portuguesa, mas avança para as semifinais da A2 pelo placar agregado

O Água Santa deu mais um passo em busca do acesso à elite do futebol paulista. Nesta sexta-feira, no Primeiro de Maio, o Netuno acabou derrotado por 2 a 1 pela Portuguesa, mas ainda assim assegurou a sua classificação para as semifinais da Série A2, já que venceu no placar agregado por 3 a 2. A vitória por 2 a 0 no duelo de ida das quartas de final, disputado no Canindé, fez a diferença para a equipe de Diadema.

O adversário do Netuno será definido após o último duelo das quartas de final, que será disputado entre Oeste e XV de Piracicaba, às 21h30. Se o Rubrão levar a melhor, o rival do Água Santa na próxima fase será o Rio Claro, que superou o Red Bull Brasil. Já se o Nhô Quim vencer, ele será o adversário da equipe de Diadema nas semifinais.

Portuguesa sai na frente, mas Água Santa empata

Relacionadas

O duelo começou muito estudado e sem grandes emoções. Com a vantagem adquirida no jogo de ida, o Água Santa tinha paciência para trabalhar as jogadas. Mas tudo mudou aos 29 minutos, quando a Portuguesa abriu o placar. Após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Walfrido se deslocou e subiu sozinho para colocar a Lusa em vantagem.

A reação do time visitante, porém, não durou muito. Quatro minutos depois, Lelê invadiu a área em velocidade e foi derrubado por Willian Magrão. Dadá Belmonte foi para a cobrança e deslocou Thomazella para igualar o marcador.

As duas equipes ainda criaram boas chances antes do intervalo. O Água Santa na velocidade de seus atacantes, enquanto a Lusa era melhor na bola parada. Contudo, o 1 a 1 seguiu no placar para o segundo tempo.

Lusa marca na reta final, mas não é suficiente

Na etapa final, a Portuguesa precisava se lançar ao ataque para tentar reverter o placar agregado, mas não conseguiu produzir muito no setor ofensivo. O Água Santa era melhor e mostrou tranquilidade para gastar o tempo e ainda criar chances de ampliar a vantagem.

A reta final da partida foi agitada, com a Lusa procurando o gol e o Netuno apostando nos contra-ataques. Aos 29 minutos, Caio Mancha ajeitou de cabeça e Walfrido carimbou a trave, para a lamentação dos visitantes. Já aos 38, a rede enfim balançou, com uma dose de sorte. Wellington Reis fez cruzamento com veneno e, ao tentar afastar, Hélder cabeceou contra a própria meta.

Precisando de um gol para levar a disputa para os pênaltis, a Portuguesa se lançou ao ataque e o jogo ficou totalmente aberto. Com pouca organização, mas muita luta, a Lusa fez pressão, mas não foi o suficiente para furar o bloqueio do Água Santa. Nem os cinco minutos de acréscimo fizeram a diferença, e o Netuno levou a melhor pelo placar agregado.

Água Santa 1 x 2 Portuguesa

Data: 21 de maio de 2021, sexta-feira
Horário: 19h00
Local: Estádio Municipal Primeiro de Maio, São Bernardo do Campo, SP
Árbitro: Salim Fende Chavez
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
Assistente 2: Daniel Luis Marques
VAR: Jose Claudio Rocha Filho

Cartões amarelos: Willian Magrão, Alemão, Wellington Reis, Walfrido e Ermínio (Portuguesa); Renato Júnior, Rhuan e Rodrigo Sam (Água Santa)
Cartões vermelhos:
Gols: Dadá Belmonte (Água Santa); Walfrido e Hélder (contra) (Portuguesa)

Escalações

Água Santa: Oliveira; Luis Ricardo, Hélder, Rodrigo Sam e Rhuan; Marzagão, Tauã e Luan Dias (Giovanni Pavani); Dadá Belmonte, Lelê e Renato Júnior (Bambam)
Técnico: Sérgio Guedes

Portuguesa: Thomazella; Alemão (Wellington Reis), Fernando Lombardi (Diego Jussani), Willian Magrão e Vinícius; Caíque, Walfrido (Misael) e Raphael Toledo; Raphael Luz (Lucas Douglas), Maykinho e Ermínio (Caio Mancha)
Técnico: Fernando Marchiori

Quartas de final da Série A2

Jogos de ida – terça-feira (18)
Red Bull Brasil 1 x 2 Rio Claro
São Bernardo 1 x 0 Atibaia
Portuguesa 0 x 2 Água Santa
XV de Piracicaba 0 x 0 Oeste

Jogos de volta – sexta-feira (21)
Rio Claro 0 x 0 Red Bull Brasil
Atibaia 1 x 1 São Bernardo
Água Santa 1 x 2 Portuguesa
21h30 - Oeste x XV de Piracicaba