XV de Piracicaba elimina o São Caetano e se garante em torneio nacional para 2023
XV de Piracicaba venceu o São Caetano, se garantiu na final da Copa Paulista e carimbou presença em uma competição nacional em 2023
O XV de Piracicaba eliminou o São Caetano na tarde deste sábado e se garantiu na final da Copa Paulista. Após perder por 1 a 0 em Diadema, o Nhô Quim devolveu o placar diante de mais de sete mil torcedores no Barão da Serra Negra e avançou para a decisão por ter melhor campanha. Vinícius Alves marcou o único gol da partida logo aos cinco minutos.
Com a classificação, o XV de Piracicaba já garante presença em um torneio nacional na próxima temporada, seja a Copa do Brasil ou a Série D. Caso conquiste a Copa Paulista, o Nhô Quim optará por disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.
Relacionadas
Agora, o XV de Piracicaba espera o classificado de Marília e Portuguesa para saber quem enfrentará na decisão da Copa Paulista. As finais devem acontecer nos dois próximos sábados, às 15 horas, com transmissão da TV Cultura.
O São Caetano, por sua vez, amarga a segunda eliminação consecutiva nas semifinais da Copa Paulista. Em 2021, o Azulão caiu justamente nessa fase para o campeão São Bernardo. A equipe do ABC Paulista volta aos gramados em 2023 para disputar a Série A2.
O jogo
Aproveitando o apoio da torcida, o XV de Piracicaba tentou uma pressão logo nos primeiros instantes e abriu o placar aos cinco minutos. Após bela enfiada de bola de Maikon Aquino, Lucas Duni apareceu na ponta esquerda e cruzou rasteiro para Vinícius apenas empurrar para as redes.
Mesmo se classificando com a vitória, o XV de Piracicaba não abdicou do ataque e seguiu construindo boas chances. O São Caetano, por sua vez, demonstrou dificuldades ofensivas, mas teve um gol anulado pelo VAR nos acréscimos do primeiro tempo. Ferreira balançou as redes, mas estava em posição ilegal.
Os 30 primeiros minutos da segunda etapa foram bastante monótonos. Satisfeito com o resultado, o XV de Piracicaba focou em povoar o meio-de-campo e conseguiu neutralizar o São Caetano, que demonstrou um certo nervosismo por não agredir o rival.
A partida não mudou na reta final. O São Caetano, nitidamente cansado, não teve forças para assustar o XV de Piracicaba, que, ao apito derradeiro do árbitro, celebrou a classificação para a final da Copa Paulista, garantindo presença em um torneio nacional para a próxima temporada.
XV de Piracicaba 1x0 São Caetano
- Data: 1º de outubro de 2022, sábado
- Horário: 15h00 (de Brasília)
- Local: Estádio Municipal Barão de Serra Negra, em Piracicaba, SP
- Árbitro: João Vitor Gobi
- Assistente: Luiz Alberto Andrini Nogueira
- Assistente 2: Rafael Tadeu Alves de Souza
- VAR: Márcio Henrique de Gois
- Gols: Vinícius (XV de Piracicaba)
XV DE PIRACICABA: Wellington; Mika, João Maistro, Otávio Gut e Enzo; Samuel Andrade e Vitor Braga; Vinícius (Diego Lanzarini), Matheus Martins (Renanzinho), Maikon Aquino (Artur) e Lucas Duni (Felipe Benedetti)
Técnico: Cléber Gaúcho
SÃO CAETANO: Luiz; Thiaguinho (Luan), Ferreira, Lucas Cunha e Paulo Henrique (João Victor); Lucas Silva, Bady (Anderson Kunzel) e João Gabriel; Emerson Urso (Everton), Adame (Lobato) e Maranhão
Técnico: Axel
LEIA TAMBÉM
+ Confira a artilharia atualizada da CP de 2022
+ Veja os jogadores com mais assistências na CP
+ Veja datas, horários, locais e transmissões das semifinais da Copa Paulista
+ Veja como ficaram os confrontos das semifinais da Copa Paulista
+ Confira os jogadores com mais participações diretas em gols na Copa Paulista