A Copa Paulista de 2023 pode ganhar um participante de peso com relação às últimas temporadas: o Santos, que pode utilizar a competição estadual como um 'atalho' para disputar a Copa do Brasil de 2024, já que não conquistou a vaga pelo Campeonato Paulista deste ano.
Com a derrota para o Ituano na última rodada, o Santos terminou o Paulistão Série A1 na 12ª posição geral, ficou fora da fase final e não garantiu vaga na Copa do Brasil do ano que vem. A partir da próxima temporada, a classificação para a competição nacional não levará em conta o ranking da CBF, mas a posição dos clubes nos campeonatos estaduais e em demais campeonatos organizados pelas federações.
Relacionadas
O Paulistão de 2023 garante aos cinco melhores times uma vaga na Copa do Brasil. Caso um dos premiados conquiste a participação por outro meio durante a temporada, as vagas são repassadas aos times seguintes na tabela de classificação geral. Pela campanha no Campeonato Paulista, o Santos é o 12º da fila e está além do limite possível para receber uma vaga.
Com isso, o Santos precisará buscar a vaga na Copa do Brasil fora do Paulistão e terá dois caminhos: conquistar classificação para a Libertadores da América ou ser campeão da Copa Paulista.
Na prática, o Santos precisará de uma campanha de destaque no restante de 2023. O Peixe pode se classificar para a Libertadores ficando no G8 do Campeonato Brasileiro, conquistando a Copa do Brasil deste ano ou sendo campeão da Copa Sul-Americana. A Copa Paulista daria ao clube uma quarta via para atingir o objetivo.
O Santos tem um título de Copa Paulista, conquistado em 2004 com um time alternativo, o que deve ser a opção caso o clube se inscreva na próxima edição. O Peixe disputou a competição pela última vez em 2021, também com um time B, e foi eliminado ainda na primeira fase.
▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube