Mesmo sem vaga garantida na Copa do Brasil, Santos, Corinthians e São Paulo decidiram não disputar a Copa Paulista de 2023. Os 18 participantes da competição foram divulgados nesta segunda-feira após o Conselho Técnico promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Para a próxima temporada, a CBF deixou de considerar o ranking nacional de clubes para preencher as vagas da Copa do Brasil. Eliminados antes das semifinais do Paulistão, Santos, Corinthians e São Paulo não conseguiram a vaga pelo estadual e poderiam disputar a Copa Paulista para buscarem a possibilidade de disputar o torneio, mas decidiram focar nas competições internacionais e nacionais.
Relacionadas
O campeão da Copa Paulista pode escolher entre participar da Copa do Brasil ou da Série D do Campeonato Brasileiro. O vice fica com o que sobrar. Em 2021, por exemplo, o Botafogo disputou o torneio mesmo tendo uma divisão nacional, foi vice-campeão e conquistou a possibilidade de jogar a Copa do Brasil na temporada seguinte.
Deste modo, Santos, Corinthians e São Paulo terão que se classificar para a próxima edição da Libertadores para terem vaga na Copa do Brasil do ano que vem sem depender de outros times.
Corinthians e São Paulo ainda têm outras possibilidades. Se Palmeiras ou Red Bull Bragantino se classificarem para a Libertadores, o São Paulo herda a vaga da Copa do Brasil pelo Paulistão. Se ambos garantirem presença na competição sul-americana, o Corinthians também pode ser agraciado com a vaga.
A Copa do Brasil tem ganho importância financeiramente nos últimos anos por conta de suas premiações robustas. Nesta temporada, por exemplo, o time campeão embolsará R$ 92 milhões se somadas as quantias recebidas em cada fase.
Sem Santos, Corinthians e São Paulo, a Copa Paulista tem seu início programado para o começo de julho. A competição terá 18 participantes e os grupos serão divulgados no dia dois de maio.
LEIA TAMBÉM
+ Veja os clubes que já confirmaram presença na Copa Paulista (e quem pode confirmar)
+ Nova divisão do Campeonato Paulista será sub-23? Regulamento da Bezinha responde
+ Campeão da Série A2, Hélio dos Anjos deixa a Ponte Preta