Saiba quando deve começar a Copa Paulista de 2022

Com a Série A1 encerrada, a Série A2 prestes a ter o segundo jogo da decisão e a Série A3 já na metade final da segunda fase, os clubes e a Federação Paulista de Futebol (FPF) já começam a olhar para a Copa Paulista. Entidade e times devem se reunir para decidir tabela e datas do campeonato ainda neste mês.

A FPF enviou um ofício aos clubes avisando que o Conselho Técnico deve ocorrer entre os dias 25 e 27 de abril. A entidade planeja que a Copa Paulista tenha sua primeira rodada no dia 3 de julho, mas deve ouvir os clubes no encontro para definir a data. 

A Copa Paulista deste ano deverá ter um formato semelhante ao de antes da pandemia, quando a competição tinha de quatro a cinco meses. Por conta do calendário apertado e da falta da presença de torcedores nos estádios devido à Covid-19, a competição teve cerca de dois meses nas duas últimas temporadas. 


Apostador? Assine o Escanteio SP e receba relatórios das Séries A2 e A3 do Paulista


O número de times também deve aumentar por conta da presença dos torcedores, o que torna a Copa Paulista menos deficitária financeiramente. Antes da pandemia, a competição era realizada com quase 30 times. Em 2020, foram 20 equipes, enquanto apenas 17 times participaram na última temporada. 

Vale lembrar que o limite máximo de participantes da Copa Paulista é de 32 equipes. A FPF distribui 32 vagas, sendo 12 para a Série A1, 11 para a Série A2 e nove para a Série A3. Como a competição dificilmente alcançará o número limite, todos os times da Série A1 a Série A3, exceto os rebaixados da A3, podem participar.

Assim como nos últimos anos, o campeão da Copa Paulista terá o direito de escolher entre uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileiro. O vice-campeão fica com o que sobrar.