Copa Paulista

Portuguesa elimina Desportivo Brasil e volta às semifinais da Copa Paulista

Com brilho do 'garçom' Cesinha, Portuguesa empatou por 2 a 2 com o Desportivo Brasil fora de casa e voltou às semifinais da Copa Paulista

Desportivo Brasil x Portuguesa pela Copa Paulista

Portuguesa eliminou o Desportivo Brasil com empate em Porto Feliz - Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

A Portuguesa está nas semifinais da Copa Paulista após eliminar o Desportivo Brasil. Neste sábado (17), a Lusa foi a Porto Feliz após vencer o jogo de ida no Canindé por 1 a 0 e empatou com o Dragão Chinês por 2 a 2. Com a vitória por 3 a 2 no placar agregado, a equipe da capital segue na disputa por uma vaga na Copa do Brasil ou no Campeonato Brasileiro Série D.

Com a classificação, a Portuguesa é o terceiro time garantido nas semifinais da Copa Paulista ao lado de São Caetano e XV de Piracicaba. O último semifinalista será definido neste domingo (18) com o Clássico da 014 entre Marília e Noroeste. Até agora, a Lusa é o primeiro time a eliminar um adversário de melhor campanha – o DB foi o segundo melhor time da primeira fase.

Relacionadas

A Lusa ganhou na ida, mas o Desportivo Brasil reverteu a vantagem do empate logo aos 10 minutos. Após consulta ao VAR, com vários minutos de paralisação, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira marcou pênalti de Marco em João Paulo. Na cobrança, Gilberto deslocou Thomazella e colocou o Dragão Chinês em vantagem tanto na partida quanto no placar agregado.

A resposta da Portuguesa demorou, mas veio aos 40 minutos. Após várias chances perdidas por ambos os times, Cesinha deu grande assistência para Caio Mancha, que finalizou na saída de Oliveira e correu para o abraço. O VAR checou e validou o gol de empate, que colocou a Lusa novamente em vantagem antes do intervalo. O camisa 9 ainda marcou novamente aos 44, mas desta vez estava bastante impedido.

No segundo tempo, mais uma vez Cesinha brilhou como 'garçom'. Em contra-ataque, o camisa 11 da Lusa acertou mais um passe preciso e deixou Marzagão na cara do gol. O volante bateu rasteiro e encaminhou a classificação rubro-verde aos 26 minutos.

Porém o Desportivo Brasil não se deu por vencido. Precisando de dois gols para evitar a eliminação, o Dragão Chinês marcou seu segundo na partida aos 38 minutos com Nathan. O camisa 15, que havia saído do banco há pouco, aproveitou uma 'furada' de Thomazella em cobrança de escanteio e cabeceou para fazer 2 a 2 na partida, 3 a 2 no placar agregado.

Com bastante tempo restante – o árbitro determinou sete minutos de acréscimo – o Desportivo Brasil seguiu no ataque, mas não conseguiu criar chances de perigo real antes do apito final. O placar de 2 a 2 classificou a Portuguesa para alegria dos torcedores da Lusa, que lotaram o pequeno setor visitante do Ernesto Rocco.

Desportivo Brasil 2 x 2 Portuguesa

GOLS: Gilberto e Nathan (Desportivo Brasil); Caio Mancha e Marzagão (Portuguesa)

DESPORTIVO BRASIL: Oliveira; Douglas Dias, Jefferson Reis, Fernando Lombardi e Gilberto; Guilherme Madruga (Nathan), Matheus Queiroz (Kayo) e David Braga; Ayrton (Kaynan), Giovanny (Chaparral) e João Paulo
Técnico: Fábio Toth

PORTUGUESA: Thomazella; Luis Ricardo, Bruno Leonardo, Marco (Naldo) e Carlos Henrique; Tauã, Marzagão e Daniel Costa (Luan); Cesinha (Hudson), Anderson Ligeiro (Gustavo Custódio) e Caio Mancha
Técnico: Sérgio Soares

Quartas de final da Copa Paulista

JOGOS DE IDA

Quinta-feira (8)
São Caetano 2 x 1 Botafogo - Arena Inamar (Diadema)

Sábado (10)
Água Santa 1 x 1 XV de Piracicaba - Arena Inamar
Portuguesa 1 x 0 Desportivo Brasil - Canindé

Domingo (11)
Noroeste 1 x 1 Marília - Alfredão

JOGOS DE VOLTA

Terça-feira (13)
Botafogo 1 (2) x (3) 1 São Caetano - Est. Santa Cruz

Sexta-feira (16)
XV de Piracicaba 2 (3) x (2) 1 Água Santa - Barão de Serra Negra

Sábado (17)
Desportivo Brasil 2 (2) x (3) 2 Portuguesa - Ernesto Rocco

Domingo (18)
16h00 - Marília x Noroeste - Abreuzão

Times que jogam em casa na volta têm a vantagem do empate no placar agregado.

▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube