A 7ª rodada da Copa Paulista chegou ao fim na última terça-feira e os clubes estão fazendo os cálculos para saber quantos pontos serão necessários para buscar a classificação direta ou pelo menos com a terceira colocação. O Escanteio SP fez um levantamento das últimas edições do torneio para estipular o aproveitamento que será preciso a cada time para avançar às quartas de final.
Desde 2010, a Copa Paulista teve, ao todo, 12 grupos formados por seis times. Na grande maioria das outras edições, os quatro primeiros avançaram para a próxima fase. Desde 2022, porém, apenas os dois melhores de cada chave avançam sem depender de outros grupos. De qualquer modo, vamos levar em consideração o cenário das outras edições para estipular quantos pontos serão necessários para buscar a classificação na atual edição.
Relacionadas
O pior segundo colocado em um grupo com seis clubes foi o time da Portuguesa da última edição, que avançou com apenas 15 pontos para o mata-mata. Deste modo, para se pensar em classificação direta à próxima fase da Copa Paulista, sem depender da incerteza de ser um dos melhores terceiros colocados, é preciso fazer pelo menos 15 pontos.
Os 15 pontos, porém, não garantem necessariamente a classificação. Em 2019, o EC São Bernardo ficou com a terceira colocação somando 17 pontos. O mesmo aconteceu com o Água Santa, que fez 18 pontos em 2016 e perdeu a vice-liderança para o Santos no saldo de gols.
Mas, enfim, quantos pontos serão suficientes para conseguir a classificação direta? Os 19 pontos dão uma grande segurança às equipes, mas o Escanteio SP acredita que 18 pontos serão suficientes para buscar a classificação direta.
E a classificação como um dos melhores terceiros?
Os piores terceiros colocados em um grupo com seis times da Copa Paulista desde 2010 foram o Santo André em 2019 e o Primavera em 2022. As duas equipes fizeram apenas 12 pontos. Esse aproveitamento, entretanto, provavelmente não será suficiente para vencer o terceiro colocado de outro grupo na atual edição.
Em média, o terceiro colocado de um grupo com seis times na Copa Paulista desde 2010 teve 15 pontos. O Escanteio SP acredita que essa pontuação ou 16 pontos serão suficientes para se classificar como um dos terceiros colocados.
Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube
LEIA TAMBÉM
+Grêmio Prudente anuncia o meia-atacante Tatá até 2024
+Paulista Segunda Divisão: Catanduva é a primeira equipe confirmada nas quartas de final
+Juventus anuncia Carlos Alberto como reforço para o meio campo
+Portuguesa inicia venda de ingressos para o confronto contra o EC São Bernardo
+“Dos males, o menor”: Paulo Roberto Santos comenta empate entre XV de Piracicaba x Juventus