Após semanas de especulações, o Marília decidiu que competição nacional vai disputar em 2023 se for campeão da Copa Paulista: o MAC anunciou nesta quarta-feira (12) que, caso conquiste o título, vai participar do Campeonato Brasileiro Série D em detrimento da Copa do Brasil. Seria uma participação inédita no quarto escalão do campeonato nacional.
Como tradicionalmente ocorre em todas as edições de Copa Paulista, os finalistas são premiados com vagas no cenário nacional na temporada seguinte. O campeão tem o direito de escolher entre disputar o Brasileirão Série D ou a Copa do Brasil, enquanto o vice-campeão fica com a vaga restante.
Relacionadas
Com a decisão do Marília oficializada, a expectativa é que a final da Copa Paulista deste ano seja uma disputa pela Série D. O XV de Piracicaba ainda não se manifestou sobre qual competição vai escolher se for campeão, mas espera-se que o Nhô Quim também opte pelo Brasileirão se for campeão. O vice deve ficar com a Copa do Brasil em ambos os cenários.
Se for campeão da Copa Paulista, o Marília vai disputar a Série D pela segunda vez na história e voltará ao Brasileirão após 10 anos. A última participação do MAC na divisão foi em 2012 – o clube também tem sete participações na Série B e outras seis na Série C. Em 2021, o Tigre disputou a Copa do Brasil pela primeira vez após ser vice-campeão da Copa Paulista de 2020.
Marília e XV de Piracicaba disputam o título da Copa Paulista neste sábado (15), no Bento de Abreu, a partir de 15h00 (de Brasília). No jogo de ida, o Nhô Quim venceu por 3 a 1 no Barão da Serra Negra. Por ter a melhor campanha da competição, o MAC joga pelo empate no placar agregado.
▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube