Escanteio SP divulga seleção da Copa Paulista de 2022

Finalistas da Copa Paulista, XV de Piracicaba e Marília dominaram a seleção, que contou também com representantes de Portuguesa e São Caetano

Mantendo a tradição dos campeonatos do futebol paulista além da elite, o Escanteio SP divulgou sua seleção da Copa Paulista nesta segunda-feira em uma live nas redes sociais. Finalistas da competição, Marília e XV de Piracicaba dominaram o time ideal, que também contou com ‘intrusos’ de São Caetano e Portuguesa. 

Confira a seleção escolhida pelos jornalistas que compõem o Escanteio SP: Wellington (XV de Piracicaba); Dênis Leite (Marília), Otávio Gut (XV de Piracicaba), Marlon Lopes (Marília) e Heitor Roca (Marília); Matheus Silva (Marília), Vitor Braga (XV de Piracicaba) e João Gabriel (São Caetano); Matheus Martins (XV de Piracicaba), Caio Mancha (Portuguesa) e Vinícius (XV de Piracicaba). Treinador: Cléber Gaúcho (XV de Piracicaba)
Revelação: Mika (XV de Piracicaba)
Melhor jogador: Vitor Braga (XV de Piracicaba)

Relacionadas

*a contagem dos votos está no final da matéria

Entenda as escolhas

Wellington (XV de Piracicaba)

O goleiro de 25 anos começou a Copa Paulista como reserva, mas depois que recebeu uma chance não deixou mais o time titular. Ao longo das 11 partidas que fez na Copa Paulista, Wellington demonstrou uma segurança muito grande e deu tranquilidade para a retaguarda do Nhô Quim. 

Wellington se tornou titular do XV de Piracicaba ao longo da Copa Paulista - Foto: Lucas Almeida/XV de Piracicaba

Dênis Leite (Marília)

Dênis Leite é o melhor lateral-direito do futebol paulista além da elite nos últimos anos. Na Copa Paulista, o jogador de 27 anos começou na reserva, mas ganhou a posição e terminou o torneio com cinco assistências e um gol, números ótimos para um jogador da sua posição. É muito eficiente na bola parada e pode decidir jogos. 

Dênis Leite teve cinco assistências e um gol ao longo da Copa Paulista - Foto: Lucas Daquino/MAC

Otávio Gut (XV de Piracicaba)

A chegada de Otávio Gut fez o miolo de zaga do XV de Piracicaba evoluir muito. Nos primeiros seis jogos, o Nhô Quim sofreu nove gols. Após a chegada do zagueiro de 26 anos, a equipe de Cléber Gaúcho foi vazada nove vezes em 10 jogos. Além do ótimo desempenho defensivo, fez um gol e deu duas assistências. Foi um dos pilares do XV na competição. 

XV de Piracicaba teve média inferior a um gol sofrido por jogo com Otávio Gut em campo - Foto: Lucas Almeida - XV de Piracicaba

Marlon Lopes (Marília) 

O zagueiro do Marília fez uma Copa Paulista excepcional. Remanescente da Série A3, o atleta de 25 anos demonstrou uma desenvoltura muito grande para atuar em um sistema com três zagueiros e foi o jogador mais consistente da retaguarda do Marília. Ainda brilhou no ataque marcando dois gols decisivos para vitórias do MAC. Participou de 12 dos 14 jogos de sua equipe na competição. 

Marlon Lopes foi um dos pilares da defesa do Marília - Foto: Reprodução

Heitor Roca (Marília) 

A grande força do Marília na Copa Paulista foi o sistema com três zagueiros, que deu liberdade para os laterais atuarem como alas. Foi nesse contexto que Heitor Roca fez um ótimo campeonato pelo MAC. O jogador de 24 anos foi importante para o time comandado por Guilherme Alves, sobretudo na criação ofensiva. 

Heitor Roca foi um dos destaques do Marília ao longo da Copa Paulista - Foto: José Luís Silva/Ag. Paulistão

Matheus Silva (Marília)

O volante de 23 anos por muitas vezes foi discreto, mas exerceu um papel fundamental para o Marília. Matheus Silva foi o responsável por qualificar a saída de bola do MAC e proteger a defesa. Fez uma Copa Paulista bastante consistente, tanto é que atuou em 13 dos 14 jogos do time vice-campeão. 

Matheus Silva foi um dos atletas que mais atuou nesta Copa Paulista - Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão

Vitor Braga (XV de Piracicaba)

O camisa 10 do XV de Piracicaba é o típico meio-campista que joga de terno. Vitor Braga, de 27 anos, ditou o ritmo do Nhô Quim ao longo da competição e foi o grande nome das finais da Copa Paulista. Foram três gols e três assistências durante o torneio, números ótimos para um jogador que fazia papel de segundo volante. Atuou em 15 das 16 partidas do time piracicabano.

Vitor Braga brilhou nas finais da Copa Paulista - Foto: José Luís Silva/Ag. Paulistão

João Gabriel (São Caetano)

Após ser o melhor jogador da primeira fase da Série A3 pela Matonense, João Gabriel mostrou que a performance não foi apenas um momento. O meia de 31 anos foi o grande nome do São Caetano na Copa Paulista, onde marcou sete gols e deu duas assistências em 12 jogos. Terminou 2022 como artilheiro das competições profissionais organizadas pela FPF e foi unanimidade na seleção da Copa Paulista.

João Gabriel terminou a temporada com 14 gols marcados - Foto: Divulgação/São Caetano

Matheus Martins (XV de Piracicaba)

Em sua segunda passagem pelo XV de Piracicaba, Matheus Martins foi decisivo na Copa Paulista. O veloz e endiabrado atacante de 24 anos fez cinco gols, protagonizou belos lances com seus dribles e foi um dos destaques da competição. 

Matheus Martins fez uma ótima Copa Paulista pelo XV de Piracicaba - Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão

Vinícius (XV de Piracicaba)

O atacante de 23 anos foi o jogador mais decisivo do mata-mata da Copa Paulista. Dos cinco gols marcados por Vinícius na competição, quatro foram nas fases eliminatórias, sendo dois nas finais. Ele foi mais um atleta contratado pelo XV durante a competição. Fez oito jogos ao todo e foi bem em praticamente todos. 

Vinícius foi decisivo no mata-mata da Copa Paulista - Foto: Lucas Almeida/XV de Piracicaba

Caio Mancha (Portuguesa)

A seleção do Escanteio SP da Copa Paulista não poderia deixar o artilheiro de fora. Homem gol da Portuguesa e letal dentro da área, Caio Mancha balançou as redes oito vezes em 14 jogos. O centroavante de 30 anos foi o goleador do torneio pelo segundo ano consecutivo. 

Caio Mancha foi o artilheiro da Copa Paulista pelo segundo ano consecutivo - Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

Cléber Gaúcho (XV de Piracicaba) 

Mesmo com um investimento bem inferior se comparado às últimas temporadas da Copa Paulista, o XV de Piracicaba conseguiu chegar a um improvável título. Cléber Gaúcho teve papel fundamental nisso. O treinador não teve medo de mudar toda a defesa durante a competição, deu espaço para os garotos e foi coroado com o bicampeonato do torneio com o XV de Piracicaba. Fez mais uma ótima campanha no futebol paulista, onde já havia conquistado a Copa Paulista de 2016 e a Série A3 de 2020. O treinador foi o escolhido para comandar a seleção da Copa Paulista de 2022.

Cléber Gaúcho já havia conquista a Copa Paulista de 2016 pelo próprio XV - Foto: Lucas Almeida/XV de Piracicaba

Craque da Copa Paulista

Vitor Braga foi escolhido pelo Escanteio SP como o craque da Copa Paulista. O camisa 10 que atuou em praticamente todas as partidas como segundo volante brilhou na competição. Nas finais, ele participou diretamente de quatro dois seis gols do Nhô Quim. Foram dois gols e duas assistências. Vitor Braga fez uma Copa Paulista impecável, foi o grande jogador das finais e marcou seu nome na história do XV. 

Vitor Braga foi escolhido o craque da Copa Paulista - Foto: Matheus Dahsan/Ag. Paulistão

Revelação da Copa Paulista

Vários jogadores poderiam ganhar o prêmio de revelação da Copa Paulista, até porque os dois finalistas tinha elencos com menos de 25 anos de média de idade, mas o escolhido foi o lateral-direito Mika. Volante de origem e reserva nas primeiras partidas, o garoto de 20 anos assumiu a posição durante a primeira fase e não saiu mais. Mesmo com poucos jogos como profissional, ele mostrou uma frieza muito grande na defesa e se destacou principalmente pela marcação. Ele tem tudo para ir muito longe, assim como vários garotos que se destacaram nessa Copa Paulista.

Mika fez uma grande Copa Paulista atuando como lateral-direito - Foto: Lucas Almeida/XV de Piracicaba

Confira a contagem dos votos por posição para a seleção da Copa Paulista

Goleiro
Wellington (XV de Piracicaba) - 3 votos
Passarelli (Marília) - 2 votos

Lateral-direito
Dênis Leite (Marília) - 3
Mika (XV de Piracicaba) - 2

Lateral-esquerdo
Heitor Roca (Marília) - 4
Enzo (XV de Piracicaba) - 1

Zagueiro
Otávio Gut (XV de Piracicaba) - 4 votos
Marlon Lopes (Marília) - 3 votos
Lucas Cunha (São Caetano) - 2 votos
Ferreira (São Caetano) - 1 voto

Meio-campistas
Vitor Braga (XV de Piracicaba) - 5
João Gabriel (São Caetano) - 5
Matheus Silva (Marília) - 2
Daniel Costa (Portuguesa) - 1
Guilherme Madruga (Desportivo Brasil) - 1
Samuel Andrade (XV de Piracicaba) - 1

Atacantes
Vinícius (XV de Piracicaba) - 5
Caio Mancha (Portuguesa) - 4
Matheus Martins (XV de Piracicaba) - 2*
Cesinha (Portuguesa) - 2*
Ayrton (Desportivo Brasil) - 1
Bosco (Marília) - 1
Wallison Bahia (Desportivo Brasil) - 1
*Matheus Martins venceu Cesinha no desempate

Treinador
Cléber Gaúcho (XV de Piracicaba) - 4
Guilherme Alves (Marília) - 1

Revelação
Mika (XV de Piracicaba) - 4
Vinícius (XV de Piracicaba) - 1

Craque
Vitor Braga (XV de Piracicaba) - 4
João Gabriel (São Caetano) - 1

+ Quer receber relatórios para apostas na Copa Paulista e na Segunda Divisão? Envie um e-mail para escanteiosp@gmail.com
Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube